O deputado de esquerda Gabriel Boric, eleito nesse domingo (19) presidente do Chile, afirmou que governará para toda a população. Ele se manifestou pouco após o advogado ultraconservador José Antonio Kast, com quem concorria, reconhecer a derrota no pleito.
“Serei o presidente do Chile, de todos os chilenos e chilenas. Não governarei apenas entre quatro paredes”, disse o ex-líder estudantil, em conversa via telefônica com o atual chefe de governo do país, Sebastián Piñera.
O diálogo entre o presidente eleito e o presidente que está deixando o cargo é uma tradição das eleições chilenas.
O presidente eleito também se manifestou no Twitter. Ele afirmou: “Somos unidade. Somos esperança. Somos mais quando estamos juntos. Seguimos”.
Perfil
Boric é oriundo do movimento estudantil. Entre suas pautas, destacam-se as causas feministas e ambientais. Ele também é conhecido por ser fã de rock e torcedor do time de futebol da Universidade Católica.
A eleição do deputado de esquerda remete aos movimentos de outubro de 2019 ocorridos no Chile e também com características progressistas.
O resultado do segundo turno pode ser decisivo para a simples adoção da futura Constituição chilena, que está em elaboração e deve ser finalizada entre abril e julho de 2022. A tendência é que o governo Boric abrace com mais facilidade as novas leis, elaboradas por um grupo composto mais de independentes que de políticos mais tradicionais. Informações do R7.