Boris Johnson retorna ao governo e pede pela continuidade do confinamento

Reuters/Toby Melville/Direitos Reservados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, retornou ao trabalho na Downing Street, residência oficial do Primeiro Lorde do Tesouro, em Londres, nesta segunda-feira (27/4) após se curar da Covid-19.

Em seu primeiro discurso desde sua recuperação da contaminação pelo novo coronavírus, ele disse que a curva da epidemia está começando a se reverter no Reino Unido. Entretanto Johnson pediu à população que não relaxe nas medidas de segurança sanitária.

“Eu compartilho totalmente seu sentimento de urgência, mas ao mesmo tempo reconheço o risco de um segundo pico, o que significaria uma nova onda de mortes, mas também um desastre econômico”, avaliou Johnson. “Ao evitar esse segundo pico, poderemos iniciar uma segunda fase e, um a um, relançar os motores dessa grande economia britânica”, acrescentou.

O primeiro-ministro voltou ao trabalho apenas dois dias após o país ter se tornado o quinto a ultrapassar a barreira das 20 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus, depois dos Estados Unidos, Itália, Espanha e França. De acordo com o balanço do Ministério da Saúde britânico deste domingo (26/4), o Reino Unido registrou 20.732 óbitos durante a pandemia covid-19. O número total de casos de contágio é agora de 152.840.

Quanto às consequências para a economia, o Banco da Inglaterra alertou na última quinta-feira (23) que o país terá de enfrentar a pior recessão “em vários séculos”. Via Aratu on.