Brasil registrou mais de 500 denúncias de crimes sexuais em janeiro e fevereiro

Entre os meses de janeiro e fevereiro, o Disque 180 – Central de atendimento à Mulher – registrou 502 denúncias de crimes sexuais em todas as regiões do país.


Dos casos registrados, 155 foram sobre assédio sexual, 195 estupros, 14 estupros coletivos, nove casos de exploração sexual – prostituição, 50 de importunação sexual e 79 registros de violência sexual no âmbito da violência doméstica e familiar.
 

Para combater essas práticas, a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, está promovendo campanhas publicitárias que estimulem as denúncias desse tipo de crime.

De acordo com estimativa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 52% das mulheres não denunciam seu agressor. Além disso, também há o fortalecimento da rede de proteção à mulher para garantir atendimento qualificado às vítimas.
 

O Disque 180 funciona 24 horas e pode ser acionado por meio do aplicativo Proteja Brasil.

Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, fazer o encaminhamento aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também presta informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.

Comentários no Facebook