Para orientar a população de forma mais rápida e objetiva sobre o novo coronavírus e como a população deve proceder na prevenção ou no surgimento de sintomas suspeitos da Covid-19, a Prefeitura de Camaçari lançou nessa quarta-feira (25/3) o call center 156, que funcionará de domingo a domingo, das 8h as 17h, de forma ininterrupta.
Cerca de 30 profissionais se revezam na central, que está dividida em dois níveis de atendimento. O primeiro, responsável pela triagem, está capacitado a responder perguntas gerais sobre a doença. As ligações com dúvidas quanto ao estado clínico do paciente ficam a cargo do nível dois, que é composto por profissionais de saúde e contam com suporte médico.
Atento e atuante, tomando todas as medidas necessárias no enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Elinaldo Araújo, destaca o empenho da gestão no enfrentamento à Covid-19. “Tudo que estiver ao alcance do governo para ajudar a população a atravessar essa batalha, nós faremos”.
O secretário da Saúde, Elias Natan, ressalta a importância do call center para esclarecer a população sobre o atendimento a casos da Covid-19. “Hoje muitas pessoas não sabem qual unidade de saúde procurar em casos suspeitos do coronavírus. Através do 156 teremos uma equipe capacitada para orientar a população sobre qual unidade de saúde procurar e quando. É mais uma ferramenta para evitar a superlotação, principalmente das UPAS, com casos de classificação de risco verde e amarelo que devem ser atendidos nos postos de saúde”.
O coordenador geral do call center, Cristiano Leal Rezende, explica que “Apesar da central ser exclusiva para dúvidas sobre o coronavírus, entendemos que outros tipos de questionamentos podem surgir, a exemplo do que está funcionando na rede e locais de vacinação, e a equipe que compõe o nível um também está preparada para esclarecer sobre isso”. Informações da assessoria PMC.