Além de promover uma grande mobilização na cidade, a tradicional Corrida Dois de Julho, realizada cerca de três semanas, também teve saldo positivo no quesito solidariedade. Isso porque, a iniciativa, promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), arrecada quase três toneladas de alimentos não perecíveis, que agora serão doados para instituições socioassistenciais do município.
Os alimentos recebidos durante as inscrições do evento foram direcionados ao Banco de Alimentos, órgão gerido pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), para separação, conferência de validade e distribuição. O titular da Sejuv, Jorge Curvelo, falou sobre a importância da ação. “Muito significativo essa parceria com as Sedes, que realiza um grande trabalho social no município, e estamos aproveitando os nossos eventos esportivos para trabalhar juntos, na perspectiva de arrecadar mais alimentos e ajudar aqueles que mais precisam”, disse.
Serão beneficiados com os alimentos, 36 instituições que estão cadastradas no Banco de Alimentos e que desenvolvem trabalho social no município, explicou a secretária das Sedes, Reni Oliveira. “Estamos felizes com o resultado dessa ação, pois o saldo foi muito positivo. Esses mantimentos serão direcionados para entidades sérias e comprometidas, que de suas atividades contemplam suas respectivas comunidades e fortalecem o combate à insegurança alimentar”, enfatizou.
A coordenadora do Banco de Alimentos, Mariana Oliveira, ressaltou que a doação tem um valor muito importante, pois fortalece a comunidade e evidencia o cuidado com o próximo. “Ações como essa, são de grande valia. Como pessoas que vão receber esses são alimentos em extrema vulnerabilidade. Essa doação é de grande relevância e fortalece o nosso papel, que é o de promover a segurança alimentar e nutricional do município”, falou.
A secretária executiva do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Beatriz Sousa, reforçou o significado da iniciativa. “A doação de alimentos arrecadados em eventos é de fundamental importância para complementar o cardápio das instituições cadastradas no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional”, pontuou. Informações da ascom PMC.