Camaçari é a 3ª cidade da Bahia no ranking do Tesouro Nacional

Foto: Tiago Pacheco

Com a terceira posição na Bahia, Camaçari está com 94,7% de acertos e 86,16 pontos na Edição 2022 do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. Esta é uma publicação do Tesouro Nacional que tem como objetivo avaliar a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelo meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor
Público Brasileiro (Siconfi).

Os números foram divulgados na última terça-feira (28/6) e mostraram a melhoria da qualidade das informações enviadas nos últimos três anos. Em 2019, a posição no estado era a 24ª, com 91% e 54,6 pontos; em 2020 subiu para a 10ª, com 91,5% e 79,65, aumentando ainda mais em 2021, que é o ano-base para a avaliação publicada recentemente.

Segundo publicação do Tesouro Nacional, o ranking busca a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis. Como metodologia, utilizar os mesmos dados de corte do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), que a previsão legal estabelece que os entes federativos devem enviar seus dados à União, para que esta proceda com a consolidação das contas públicas.

O gestor da Controladoria-Geral do Município, Bruno Garrido, destacou que esse posicionamento é uma consequência do trabalho de qualidade de adoção pelo município, com as informações contábeis, “associado sempre a uma transparência das atos administrativos. É importante que se diga quando tem uma prefeitura com contas de governo em equilíbrio, tanto na área
orçamentária quanto na fiscal, não tem outro caminho, senão essas informações de forma aberta, transparente, sem nenhum tipo de nebulosidade. Então, nós aqui, trabalhamos com zelo e cuidado com essas informações, para que tudo ocorra da forma mais transparente, mais clara nos possíveis órgãos de controle externo”.

Para finalizar, o titular da Controladoria ainda pontuou o trabalho da massa, “tem hoje uma assessoria contábil de excelência, e estamos, cada vez mais, nos aperfeiçoando com uma equipe bem disciplinada, bem comprometida e capaz nessa área. Fazendo com que a gente tenha esse posicionamento de excelência no ranking do estado”. Informações da ascom PMC.