Camaçari: Em audiência pública, Sesau faz prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2019

Em audiência realizada nesta terça-feira(4), no Teatro Alberto Martins, em Camaçari, o secretário de Saúde, Elias Natan, prestou contas do primeiro quadrimestre de 2019 da Secretaria de Saúde (Sesau).

O gestor da pasta salientou que a transparência nas ações da Sesau e no gasto dos recursos público tem sido uma prioridade. “Faço questão de prestar contas aos vereadores e ao município. E não mascaramos números ou dados. O que mais tenho prezado desde que assumi a pasta é em fazer uma gestão transparente, pois tudo que temos feito é para melhorar o serviço de saúde pública de nosso município”, afirma Elias Natan.

Para o vereador Oziel, que presidiu a Audiência Pública, a clareza dos números apresentados pelo secretário foi muito importante. “Desde o início de sua gestão na Sesau, Natan sempre foi muito claro em todas as audiências públicas quanto às ações de uma das mais complexas pastas da Prefeitura, que é a Saúde. Essa transparência nos permite, enquanto vereadores, fiscalizar e acompanhar o trabalho feito na saúde municipal”.

A prestação de contas da Sesau foi dividida pelas Diretorias da pasta para facilitar o entendimento dos números. Na Atenção Básica foi destacado o início da ação Sesau Mais Perto de Você, que já atendeu mais de 10 mil pessoas; a continuação das requalificações das unidades de saúde; ampliação da cobertura do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que saiu de 22% no início de 2017 para 45,4%; a ampliação das salas de vacina, curativo e consultórios odontológicos; entre outros.

Na Diretoria da Alta e Média Complexidade foi destacada a implantação da nova sede da Central de Regulação do SAMU; a entrega de 105 cadeiras de rodas e uma Van adaptada; as ações realizadas pelo Centro de Referência em Saúde (CRES), principalmente através dos Testes Rápidos que somaram mais de 10 mil e do tratamento dos pacientes com DSTs; o aumento de consultas realizadas pela Policlínica para 25.178; a admissão de 235 novos pacientes aos Centros de Atenção Psicossocial que possui atualmente 2.959 pacientes ativos;  entre outros avanços.

Nos serviços de Regulação foi destacado o aumento no número de exames e consultas marcadas e realizadas entre janeiro e abril deste ano, que somam mais de 322 mil; o aumento no número de cirurgias eletivas para 355 procedimentos, além do mutirão de cirurgias que realizou 619 procedimentos.

Na Central de Assistência Farmacêutica foram atendidas no primeiro quadrimestre mais de 125 mil receitas de medicamentos; o investimento de R$ 2.366.344,46 em medicamentos, sendo R$ 1.295.177,46 de recursos próprios na compra de medicamentos.

Entre as ações da Vigilância à Saúde no primeiro quadrimestre deste ano foram destacadas 32 ações de bloqueio contra arboviroses em diferentes bairros da sede e orla; a vacinação de 7.849 cães e 3.588 gatos nos 22 pontos de vacinação nas unidades de saúde; a visitação da equipe de zoonoses a 24.627 imóveis no combate ao Aedes Aegypti; a disponibilização de 33.390 doses de vacinação de rotina além das vacinas das campanhas; 353 trabalhadores envolvidos em ações de educação e prevenção à saúde do trabalhador; entre outras ações.

Fonte: PMC

Comentários no Facebook