Camaçari: Em protesto, funcionários de lojas fazem caminhada em direção à prefeitura

Na manhã desta segunda-feira (22), funcionários de lojas do centro de Camaçari, fizeram uma caminhada, em protesto a favor da reabertura do comércio na cidade. Os manifestantes marcharam, de maneira pacífica, saindo do centro da cidade, em direção ao Centro Administrativo, onde está localizado o prédio da prefeitura.

Foto: reprodução Redes Sociais

Representantes do comércio querem ser ouvidos

Um dos integrantes do movimento, informou que a intenção da manifestação é de que o chefe do executivo municipal os receba, pelo menos para apontar estratégias para uma reabertura segura, obedecendo as regras de distanciamento e higienização.

“Essa manifestação tem como base chamar a atenção da prefeitura e do Senhor Elinaldo para a situação do comércio, tendo em vista o descaso por parte de nossos governantes com os trabalhadores e empresários do centro da cidade, que até 20/06/20 não tínhamos nenhum posicionamento do prefeito ao decorrer de quase 100 dias sem esperanças, tão pouco plano de flexibilização, a luta também e pela vida pelo direito a dignidade do trabalhador do comércio. Mas tudo isso com muita responsabilidade sem abrir mão de todas as medidas de segurança,” declarou o empresário Alexandre Mendes, sócio de uma loja de calçados no centro da cidade.

E afirmou ainda, que a categoria já definiu uma proposta de retomada do comércio, para apresentar ao poder público: “já nos organismos para apresentar nossas propostas ao prefeito, seguindo as medidas de segurança, como as adotadas em várias cidades que optaram pela reabertura”, concluiu.

Prefeitura prepara Plano Estratégico para reabrir o comércio

No final de semana, a prefeitura informou que deve anunciar, na tarde desta segunda-feira, ainda, um Plano Estratégico para a reabertura do comércio na cidade, que deve ser apresentado em reunião junto à categoria, por volta das 15h.

Em entrevista coletiva, por vídeo-conferência, realizada na última sexta-feira (19), o prefeito Elinaldo afirmou que a reabertura deve acontecer em duas etapas, e deve ser baseada em planejamento, para que não aconteça de reabrir e depois ter de fechar por conta de um possível aumento dos casos de contaminação pelo novo Coronavírus.

Veja o vídeo da marcha:

Reprodução

Galeria de imagens

Nas imagens abaixo, o grupo já está posicionado no pátio da prefeitura, segurando faixas, que trazem informações sobre o número de demissões desde que um decreto determinou o fechamento do comércio, em março: