Camaçari está pronta para enfrentar o Coronavírus? Executivo detalha situação do município

Prefeito Elinaldo na coletiva de Imprensa sobre o cancelamento do Festival de Arembepe -Foto Ailton Gonçalves

Diante do alerta que se acendeu acerca da contaminação pelo novo coronavírus na Bahia, e seguindo a orientação de especialistas, o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo também decidiu pelo cancelamento de um dos maiores eventos da cidade, o Festival de Arembepe, que aconteceria entre os dias 20 e 23 de março. A decisão foi detalhada durante entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (13), no seu gabinete.

De acordo com o gestor, por se tratar de uma festa de grande proporção no município, e que reúne pessoas de diversos lugares, até mesmo de fora do Brasil, a medida foi tomada para evitar contaminação em massa:” o cancelamento da festa, é por a festa atrair pessoas de outros estados e de outras partes do mundo; tem países, estados que já cancelaram aulas, fecharam mercados, e aqui no município ainda não é essa situação, de nenhum caso confirmado de coronavírus”, pontuou.

Sobre o cancelamento das aulas, Elinaldo julgou precipitado, e comparou com a situação de países que já tem tomado esse método como prevenção: “a questão das escolas, nós estamos no município de Camaçari, que ainda não tem nenhum caso (confirmado), então seria de maneira muito precoce o prefeito seguir orientações de outros locais do mundo ou do pais. Para Camaçari, nesse momento, cancelar as aulas seria uma coisa precipitada (…) tem países, como Portugal, que até os mercados já estão sendo fechados, faltando insumos, é realidade  de cada país, de cada estado e de cada município” registrou.

Questionado sobre uma possível suspensão do Camaforró, ele também descartou a possibilidade, a princípio:” eu acho que o Camaforró é uma grande festa, é um evento que fomenta a economia local, e qualquer tipo de fala, que não vai ter ou vai ter é precipitada”, afirmou.

O secretário de saúde do município, doutor Elias Natan, afirmou que apesar de Camacari não ter nenhum caso Confirmado, a secretaria está tomando todas as medidas de prevenção:” a gente vai continuar com a vigilância epidemiológica atenta, (…) Camaçari, até o presente momento teve quatro casos suspeitos desses, três já foram descartados, através de exames laboratoriais e um ainda está sob análise”

E completou dizendo que o município tem uma estrutura de pelo menos onze respiradores, mas caso esse contingente fique abaixo do necessário para novos casos a se confirmarem, a prefeitura vai contratar novos: “iremos fazer essa contratação de forma emergencial, mas o quadro hoje, para tranquilizar a população, é que estamos vigilantes, atendendo toda a população, atendendo a nossa comunidade de portas abertas, atendendo qualquer caso suspeito. Mas eu sei que qualquer atendimento (deve ser feito) obedecendo aos protocolos do Ministério da Saúde”, finalizou.

A cidade de Feira de Santana, que fica a 117 Km de Salvador, também anunciou alteração no calendário da Micareta de Feira, festa tradicional da cidade. Nesse caso, diferente da prefeitura de Camaçari, o evento de Feira foi apenas adiado, pelo risco de contaminação pela Covid-19.