Camaçari: Fortes chuvas deixam pontos críticos na cidade, nesta terça-feira

As fortes chuvas que caíram desde madrugada desta terça-feira (26) deixaram diversos pontos de alagamento em Camaçari.

Por conta disso, a Secretaria Municipal de Educação emitiu uma nota em que informa a suspensão das aulas nesta terça-feira. A secretaria de saúde também emitiu nota suspendendo as atividades no dia de hoje. As atividades devem voltar ao normal amanhã (27).

Foto: Redes Sociais

A Defesa Civil da cidade está em operação desde às 6h da manhã, para a identificação e tentativa de amenizar os pontos mais críticos de alagamentos. O coordenador do órgão, Ivanaldo Soares listou algumas das ocorrências registradas nesta manhã: “a gente tem alguns alagamentos, algumas árvores que caíram na cidade, algumas ruas que solaparam, são crateras como aqui em Catu de Abrantes, mas desde cedo que nós estamos com ação conjunta com a prefeitura, relatou.

De acordo com Ivanaldo, equipes das Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Serviços Públicos (SESP) também estão empenhadas no atendimento aos casos de alagamentos: “Nós estamos mobilizados com a Sedes, a Seinfra, a Secretaria de Serviços Públicos. Todo o aparato para que a gente possa dar uma tranquilidade, minimizar essa situação, porque nesse momento, a gente não tem como resolver, mas minimizar, pontuou, Soares.

O coordenador ainda chamou a atenção para o descarte incorreto de materiais poluentes ao meio ambiente, segundo ele, boa parte desse descarte compromete a passagem normal das águas pluviais, quando entopem os bueiros e afetam os córregos: “agente conseguiu desobstruir um córrego (Em Catu de Abrantes), que diga-se de passagem, uma parte dessa culpa, é dos moradores; as próprias pessoas que jogam materiais, lixo, sofá, geladeira dentro dos córregos, mas a gente conseguiu limpar.

Recomendações da Defesa Civil

Não estacionar o veículo embaixo de árvores;

Ao perceber que o alagamento está chegando ao joelho, ligar para o 199;

Se precisar sair de sua residência, suspender os móveis, desligar o contador de energia;

Tem árvore que está ameaçando cair, a gente aconselha que as pessoas isolem o local e prestem atenção aos bueiros nas ruas, porque tem ruas que podem abrir crateras como aconteceu em Catu de Abrantes“.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos chegam a 21 Km/h na cidade, a umidade do ar está em 90% e o índice de chuva foi de 50%. Os termômetros marcam 26º C de temperatura máxima e 24º C é a mínima para hoje.

Em caso de deslizamentos, alagamentos, quedas de árvores, a Defesa Civil deve ser acionada por meio do telefone 199.

Comentários no Facebook