Camaçari: Intensificação vacinal contra o sarampo continua na cidade

A Secretaria de Saúde de Camaçari alerta a população para que verifiquem seus cartões de vacina e procurem a unidade de saúde mais próxima - Foto: Arquivo

Em continuidade ao trabalho de intensificação vacinal contra o sarampo, iniciado no município há mais de dois meses onde já foram realizados dois Dias D na sede e orla, a Secretaria de Saúde de Camaçari alerta a população para que verifiquem seus cartões de vacina e procurem a unidade de saúde mais próxima, de segunda a sexta-feira, para que se vacinem conforme recomendação do Ministério da Saúde.

A vacina tríplice viral está disponível em todas as salas de vacina em funcionamento no município e está recomendada a partir de seis meses de idade até 49 anos. Duas novas edições do Dia D acontecerão no município como parte da mobilização nacional. O primeiro no dia 19 de outubro para crianças com idade entre 4 a 5 anos , e 30 de novembro para o público não vacinado com idade de 20 a 29 anos.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou sobre a ocorrência de surto de sarampo na Bahia, no município de Santo Amaro, com registro de 7 casos confirmados. Como o sarampo é uma doença viral aguda e de fácil transmissão, é fundamental que a população se vacine contra o vírus.

Em caso de qualquer sinal de sintomas como febre alta, acima 38.5º C, manchas avermelhadas na pele, tosse, coriza e conjuntivite, a recomendação é buscar acompanhamento em uma unidade de saúde.

Em Camaçari não há casos confirmados da doença. A Sesau continua trabalhando para aumentar a coberta vacinal no município e assim contribuir para evitar novos casos.