Camaçari: Prefeito apresenta nomes do primeiro escalão para 2021

A partir do dia 1º de janeiro de 2021 os novos secretários municipais serão empossados pelo prefeito Elinaldo Araújo. Conheça o primeiro escalão que terá a missão de auxiliar na gestão do município nos próximos anos:

Secretaria de Governo (Segov)

Secretário: José Gama Neves

Técnico em Contabilidade, José Gama Neves, foi professor nos Colégios Cícero Dantas e São José, ambos na cidade de Cícero Dantas; de 1993 a 1996 foi secretário de Administração, em Heliópolis; e de 1997 a 2011 foi assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília.

De 2011 a 2016 acumulou a experiência de gerente administrativo do Democratas – Bahia. Em 2017 atuou como assessor especial de Relações Interinstitucionais e em abril de 2018, assumiu a Secretaria de Governo, pasta a qual permanecerá responsável.

Subsecretária – Ilay Ellery

Secretaria da Administração (Secad)

Secretário: Helder Almeida

Formado em Administração, é servidor estadual de carreira, lotado no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Já foi deputado estadual e vice-prefeito de Camaçari. Ocupou o cargo de superintendente regional do Incra na Bahia. Foi secretário de Governo de 2017 a abril de 2018, assumindo na sequência a Secretaria da Administração, a qual se mantém como gestor.

SubsecretárioAndré Anilton

Secretaria da Fazenda (Sefaz)

Secretário: Joaquim Bahia

Joaquim José Bahia Menezes é Bacharel em Ciências Contábeis e, em 1986, ingressou como Auditor Fiscal do Estado da Bahia, tendo exercido os cargos de Inspetor Fazendário, Delegado Regional da Secretaria da Fazenda e Diretor de Administração Tributária. No âmbito de Municípios, foi secretário da Fazenda em Feira de Santana e Salvador e secretário de Administração e da Fazenda de Santo Antônio de Jesus. No âmbito de Municípios, foi secretário da Fazenda em Feira de Santana e Salvador e secretário de Administração e da Fazenda de Santo Antônio de Jesus.

Subsecretário: Mauricio Borges

Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur)

Secretária:  Andréa Montenegro

Filha caçula de pais camaçarienses, Andréa é casada com Rondinele Silva e tem dois filhos, Yasmim e Bruno. Iniciou seus estudos na escola Santa Laura, em Camaçari. Formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador- Ucsal, é pós-graduada em Processo Civil e pós-graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Em seu currículo, acumula experiência como advogada, e assumiu a missão de gerir a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) de janeiro de 2019, aos dias atuais. A partir de 2021 assumirá a gestão da Sedur.

Subsecretário: Arnaldo Brito

Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)

Secretária:  Joselene Cardim

É engenheira civil com especialização em Gerenciamento na Construção Civil. Funcionária de carreira concursada da Prefeitura de Camaçari. Já ocupou a função de gerente de Obras e secretária de Obras em Dias D´Ávila. Também foi secretária de Infraestrutura e Obras em Candeias. Assumiu a Secretaria da Infraestrutura em Camaçari durante o primeiro mandato do prefeito Elinaldo e permanecerá responsável pela pasta a partir de 2021.

Subsecretário: Antônio Almeida Silva

Secretaria da Saúde (Saúde)

Secretário:  Elias Natan

É médico formado pela Associação Bahiana de Medicina, com especialização em Medicina Desportiva e Gestão Clínica nos Hospitais do SUS. Foi diretor-médico do Hospital Geral Menandro de Farias (Lauro de Freitas) e do Ernesto Simões Filho (Salvador). Foi auditor do SUS na Secretaria de Saúde do Estado, médico do Esporte Clube Bahia e secretário municipal de Saúde em Cachoeira. Em Camaçari, como vereador, presidiu a Comissão de Saúde da Câmara de janeiro de 2013 a dezembro de 2016. Assumiu a pasta da Saúde em Camaçari de 2017 a março de 2020. Reassumindo a secretaria a partir de 2021.

Subsecretário: Luiz Duplat

Secretaria da Educação (Seduc)

Secretária:  Neurilene Martins

Doutora em Educação, é pedagoga com especialização em Formação do Professor Alfabetizador, Leitura e Linguagem. Atuou como coordenadora pedagógica da Educação Básica de educadores de redes públicas no território do Projeto Chapada. Nos últimos cinco anos, foi colunista da revista Nova Escola e, atualmente, e tem experiência como coordenadora de Formação Pedagógica e professora de ensino superior. Atuou como gestora da Secretaria da Educação de Camaçari de 2017 a 2020 e permanecerá à frente da pasta a partir de 2021.

Subsecretário: Adalto Santos

Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes)

Secretária:  Renoildes Oliveira

Renoildes Santos Oliveira, filha de Anita Santos Oliveira “in memória ” e Renalto Silva Oliveira, é engenheira de produção, formada na Famec, em Camaçari. Trabalhou por 15 anos como coordenadora administrativa na iniciativa privada, logo após assumir o CIAT por quatro anos.

Subsecretário: Pastor Neilton

Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Sejuv)

Secretário:  Jorge Curvelo

Manoel Jorge de Almeida Curvelo, é casado, formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2008, foi eleito para o seu primeiro mandato legislativo e, em 2012, para o segundo. Participou da Comissão de Meio Ambiente, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano. Em 2016, foi reeleito com 1.899 votos e em 2020 com 2.940.  Foi presidente da Câmara Municipal no biênio 2019/2020.

Subsecretária: Dilma Mendes

Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp)

Secretária:  Arlene Rocha 

Arlene Lima Rocha, 42 anos, Administradora, residente em Camaçari. Pós-graduada pela UNEB em Administração de materiais e logística e Especialista em Gestão Pública pela FUNDACEM. Na trajetória profissional foi compradora da Norsa Refrigerantes LTDA – Coca-Cola, durante 9 anos. Foi coordenadora do CAD da Secretaria da Administração durante dois anos (2017 e 2018) e diretora-administrativa e Financeira da Câmara Municipal de Camaçari no biênio (2019 – 2020).

Subsecretário: Hélio dos Santos

Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec)

Secretário:  Waldy Freitas

Morador de Camaçari há 65 anos e com cerca de 50 anos de serviço público prestado, Waldy Freitas Filho, já atuou em diversos cargos na administração pública, desde a década de 70. Foi eleito Vereador em 1989 para o primeiro de quatros mandatos consecutivos, exercendo o cargo de Presidente da Câmara municipal de Camaçari por três períodos. Entre as funções públicas que exerceu ao longo de sua trajetória profissional, está a secretário municipal, no qual geriu pastas como a de Habitação e do Turismo, e a mais recente, a de Desenvolvimento Econômico, no período de 2017 a 2020, secretaria em que se manterá como gestor a partir de 2021.

Subsecretário: Cleber Alves

Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap)

Secretário:  Antônio Falcão

É formado em Teologia. Foi supervisor na Prefeitura de Camaçari, assessor na Câmara de Vereadores da cidade e na Assembleia Legislativa da Bahia. Está no segundo mandato como vereador.

Subsecretário: Denílson Santos

Secretaria da Cultura (Secult)

Secretária:  Márcia Tude

É formada em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas. Foi secretária de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas e vice-presidente do Conselho de Cultura do mesmo município. Também ocupou o cargo de diretora da Unidade Pacificadora de Arte e Cidadania de Itinga, em Lauro de Freitas. É poetisa, vencedora do prêmio Braskem de Literatura e do Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura. Ocupou o cargo de secretária da Secult de Camaçari nos últimos quatro anos, pasta que continuará a gerir a partir de 2021.

Subsecretário: Luciel Neto

Secretaria de Relações Institucionais (Serin)

Secretário:  José Matos dos Reis

Nascido em 24 de março de 1970, José Matos dos Reis é formado em pedagogia e pós-graduado em Direito Municipal com ênfase em Controladoria. Pai de três filhos e cinco netos, foi vereador por quatro mandatos em Camaçari e é morador de Camaçari desde 1976.

Subsecretário: Evanildo Lima (Vaninho da Rádio)

Secretaria do Turismo (Setur)

Secretária:  Cristiane Bacelar

Cristiane Bacelar Tegourti, nasceu em 14 de junho de 1975, é natural de Salvador e vive há mais de 17 anos em Arembepe, costa de Camaçari.  Filha de João Carlos Paolilo Bacelar e Lígia Silva Bacelar, é casada com Wajdi Tegourti e mãe de Sophia e Farid. Odontóloga formada pela Universidade de Santo Amaro, em São Paulo, possui pós-graduação em Gestão em Saúde Pública. Em 2002, iniciou as atividades em seu consultório de odontologia localizado em Camaçari.

Subsecretária: Lucia Bichara

Secretaria da Habitação (Sehab)

Secretária:  Vivian Angelim

Vivian Angelim Ferreira é advogada, pós-graduada em Direito Eleitoral e em Processo Civil, ambas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). É graduanda em Direito Público Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira. Foi presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), subseção Camaçari, de 2013 a 2016. No mesmo período trabalhou como coordenadora Jurídica do Núcleo de Atenção à Mulher município de Saubara.

Assessora legislativa na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde em 2012. Assumiu o cargo de assessora-chefe da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) de Camaçari em janeiro de 2017, no qual permaneceu por um ano. Em janeiro de 2018, aceitou nova missão no governo, tornando-se subsecretária da Habitação, pasta  que passou a ser titular a partir de abril de 2020 e permanecerá como gestora em 2021.

Subsecretário: Otaviano Maia

Prefeitura Avançada da Costa de Camaçari

Secretário:  José Cupertino de Santana Filho

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1968) e pós-graduado em Turismo e Comunicação, Cupertino foi vereador em Camaçari por quatro mandatos consecutivos de 1992 a 2004. Cupertino também foi secretário de Governo, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, do Turismo, Projetos e Programas. Cupertino já fazia parte da estrutura da Prefeitura Avançada da Costa, exercendo a função de superintendente e, atualmente, exerce a função de secretário há um ano, onde permanecerá.

Subsecretário: Valdério de Jesus (Dedel)

Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT)

Superintendente: Alfredo Braga de Castro

Em 1978 ingressou na corporação – Policia Militar da Bahia (PMBA), passou por várias funções, dentre elas, no comando do 12º Batalhão de Polícia Militar, em Camaçari, de 2000 a 2009. Assumiu o comando geral da polícia militar de 2011 a 2014. Realizou diversos cursos dentro da corporação, dentre eles o de aperfeiçoamento de oficiais no Rio Grande do Sul, na Brigada Militar.

Procuradoria Geral do Município (PGM)

Procurador: Bruno Nova

É Advogado e mestre em Direito Público. Atua como procurador de carreira do município de Camaçari desde 2013, função que continuará desempenhando a partir de 2021.

Subprocurador: Bruno Elásio

Controladoria Geral do Município (CGM)

Controlador Municipal: Bruno Garrido

Bruno Garrido Gonçalves é formado em Administração de Empresas pela UNIFACS; é mestre em Administração e Gerência Pública Comércio Exterior e Logística pela Universidad de Alcalá, na Espanha; e possui MBA em Estratégia Organizacional pela Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Já atuou como auditor interno, professor da Fabac; Coordenador na Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia – SEPLAN; foi coordenador na Controladoria Geral do município de Madre de Deus por mais de sete anos, onde também assumiu a função de controlador de março a dezembro de 2016; Em 2017 assumiu a Controladoria Geral do Município de Camaçari, cujo órgão ele permanecerá responsável a partir de 2021.

Subcontrolador: Gerson Raimundo

Ouvidoria Municipal

Ouvidor: José Paulo Bezerra (Zé do Pão)

José Paulo Bezerra é vive em Camaçari desde os 16 anos. Foi trabalhando nos negócios da família que José Paulo recebeu o apelido de Zé do Pão. Ele trabalhou como funcionário público em vários órgãos, como Defesa Civil e Secretaria do Turismo. Em 2012 foi eleito para o seu primeiro mandato e reeleito em 2016.

Limpeza Pública de Camaçari – LIMPEC

Diretor: Aldene Mota

Aos 27 anos, Aldene Mota é advogado, formado pela Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC), pós-graduando em Direito Administrativo e assumiu a função nos últimos anos de assessor especial do executivo.

Instituto de Seguridade do Servidor Municipal

Diretor-superintendente: Pedro Jorge Guimarães

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-graduado em Direito Municipal pela UFBA, mestrando em Direito, Governança e Políticas Públicas pela Unifacs. Procurador do Município de Camaçari. Possui a Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social – CGRPPS pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC). Assumiu a direção do Issm em 2019, onde permanecerá a partir de 2021.

Diretoria de Comunicação

Diretora: Vanessa Rodrigues

A jornalista Vanessa Rodrigues permanece como gestora da Diretoria de Comunicação de Camaçari, cargo que assumiu desde abril de 2018. Pós-graduada em Comunicação Organizacional, Novas Tecnologias e Gestão, Vanessa também é especialista em Marketing Político. Já atuou como coordenadora geral de rádio, assessora geral de comunicação em São Francisco do Conde, Candeias e São Sebastião do Passé.  A jornalista também já trabalhou na União dos Prefeitos da Bahia e atuou como Coordenadora de atendimento e licitação em agência de comunicação. Além disso já coordenou diversas campanhas em cidades no estado da Bahia. Em seu currículo há ainda experiência como Professora de Marketing em cursos de graduação e exerceu a função de assessora técnica da Secretaria da Infraestrutura de Camaçari.

Comentários no Facebook