Camaçari: Prefeitura Avançada da Costa descentraliza serviços públicos municipais

Prefeitura Avançada da Costa descentraliza serviços públicos municipais - Foto: José Carlos Almeida

Estar mais perto da população e facilitar o acesso aos serviços municipais para quem reside mais distante da sede são as razões de existir da Prefeitura Avançada da Costa de Camaçari, que foi criada em janeiro de 2019, no nível de secretaria, por meio de publicação no Diário Oficial de nº 1080. De lá para cá, a pasta vem ampliando o alcance das ações desenvolvidas por outras secretarias do governo, através de suas unidades de atendimento localizadas em Vila de Abrantes, Arembepe e Guarajuba.

Também chamada de “Secretaria da Costa”, a pasta abriga, entre suas funções, a responsabilidade de coordenar e executar o planejamento, as políticas e a gestão das ações na Costa de Camaçari. Também está incumbida de buscar parcerias através de articulações, convênios e contratos, bem como promover estudos e pesquisas visando melhorias para a região. Na prática, é uma extensão da prefeitura, onde os cidadãos também podem apresentar demandas dos seus bairros, a exemplo de intervenções estruturais, manutenções na iluminação, serviços de fiscalização, etc.

Inicialmente funcionando apenas na unidade sede, localizada em Vila de Abrantes, a Prefeitura Avançada da Costa foi descentralizada com a ramificação dos atendimentos para mais duas unidades: em Arembepe, no Centro Empresarial de Arembepe, e em Guarajuba, no Shopping Guarajuba. Desta forma, cumpre com eficiência crescente a missão de aproximar as comunidades dos serviços públicos municipais.

O secretário da pasta, José Cupertino, falou sobre a importância da atuação descentralizada. “A orla é extensa, com 42 quilômetros de praia, além das áreas rurais. Essa descentralização, possibilitando o atendimento em diferentes locais, amplia a nossa capacidade de alcance. Para nós, que somos um braço da Prefeitura de Camaçari na Costa, isso é extremamente importante”, declarou.

Cupertino explicou ainda que as demandas apresentadas pela população geram um relatório que é enviado para as secretarias relacionadas. “Esse formato diminui o tempo de resposta aos munícipes da Costa, já que o serviço solicitado chega com mais agilidade”, revelou.

Para dar suporte a todas as secretarias, o gestor dedica a quarta-feira à unidade de Arembepe e a sexta-feira à de Guarajuba. “Definimos essa rotina, mas estou sempre me deslocando, conforme necessário”, acrescentou o secretário. Além do atendimento presencial, a população também pode entrar em contato com as unidades da Prefeitura Avançada da Costa por telefone: Vila de Abrantes – (71) 3622-8232; Arembepe (71) 3624-1901; e Guarajuba (71) 3354-5211. O atendimento acontece das 8h às 17h.


Comentários no Facebook