Em decorrência dos impactos ocorridos no município por causa da crise sanitária gerada pela Covid-19, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), dará início nesta semana à obra de construção de mil unidades de urnas funerárias para pessoas adultas no Cemitério Jardim da Eternidade, no bairro da Gleba H. As novas gavetas implementadas serão distribuídas em 11 blocos.
De acordo com os técnicos da pasta, o projeto prevê a execução dos serviços de fundação superficial, formação de laje pré-moldada, alvenaria estrutural com bloco de concreto, alvenaria de vedação de concreto, infraestrutura, superestrutura, revestimentos, instalações hidráulicas, drenagem, passeios com acessibilidade no entorno dos blocos, pintura, urbanização e paisagismo, assim como também a limpeza do espaço.
A construção deste novo conjunto de urnas está contida em uma área de intervenção equivalente a 1.131,48 metros quadrados inserida na área total do cemitério. Desta forma, serão 580 urnas construídas em quatro blocos e 420 em sete blocos. O projeto foi planejado a fim de aproveitar a ocupação de áreas menores, é ecologicamente correto, pois não contamina o ar ou o solo, facilita a administração e manutenção do equipamento, a fim de permanecer limpo e protegido com menor custo, dentre outros elementos positivos.
A construção dos lóculos em cemitério vertical se dar acima do nível do solo, também resolverá os problemas de contaminação e evitando passivos ambientais, já que os mesmos apresentam um sistema de retenção do necrochorume através da cristalização e polimerização num intervalo de cinco anos, como é exigido em lei. O prazo de vigência do contrato com a empresa prestadora de serviço é de oito meses, a contar a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município (DOM).
Em paralelo a essa ação, no primeiro semestre deste ano, o governo municipal também executou ações de manutenção estrutural com melhorias preventivas a fim de conservar o equipamento público, bem como possibilitar um espaço mais seguro para as famílias durante os sepultamentos e visitas ao local. Informações da ascom.