Camaçari: Sesau alerta para cuidados com intoxicação alimentar na compra de produtos juninos

Foto: Reprodução

Em tempos de alta procura das unidades de saúde do município, devido aos crescentes casos de contaminação pelo coronavírus, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesau), faz um alerta especial à população para que, neste período junino, tome ainda mais cuidado ao consumir alimentos e bebidas típicas da época, a fim de evitar problemas, como intoxicação alimentar e até mesmo a contaminação pela Covid-19.

De acordo com a Sesau, além dos cuidados habituais que não devem ser desprezados, é preciso que o consumidor fique atento se o local, onde irá comprar os produtos, segue as determinações sanitárias estipuladas por conta da pandemia.  A orientação é de que seja observada a higiene do lugar e do próprio produto antes da compra e, sobretudo, se o vendedor usa máscara e luva para evitar a contaminação das superfícies dos produtos.

Ainda, segundo a pasta, é necessário, quando possível, lavar os alimentos com detergente e higienizar as embalagens com álcool 70°. Além disso, as pessoas não podem descuidar da proteção pessoal e devem usar máscara, utilizar álcool em gel para higienizar as mãos e evitar aglomerações.

Com relação às bebidas, como licores, e aos diversos alimentos juninos, como bolos, mingaus, pamonhas, canjicas, dentre outros, produzidos de forma artesanal, o consumidor deve ter ainda mais cuidado para evitar intoxicação alimentar.

A Sesau informa que todos esses alertas e recomendações são pensando no bem-estar da população, e temendo a sobrecarga nas unidades de saúde devido a essas complicações alimentares e, por isso, pede a colaboração da comunidade. A pasta reforça ainda que a população deve manter o distanciamento social e as medidas sanitárias necessárias para evitar a propagação do coronavírus.

Foto: Divulgação