Camaçari: Sesau inaugura nova sede do PDME nesta quinta (8)

Foto: Arquivo Sesau

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari inaugura nesta quinta-feira (8/9), às 15h, a nova sede do Programa de Medicamentos Excepcionais (PDME). A unidade fica localizada na Rua Goiás, Centro, ao lado do Centro Especializado de Atendimento Social ao Usuário do SUS (CEASUS) e em frente à Secretaria da Mulher (Semu). Além de melhor localizado, o espaço é de fácil acesso e oferecerá aos usuários um local mais amplo e adequado.


O PDME é um serviço que, por via administrativa, fornece medicamentos que não estão incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS), quando comprovado que as opções disponíveis pela rede não atendem a situação clínica do paciente. Para cadastro no programa, o usuário precisa ser morador de Camaçari, apresentar prescrição e relatórios médicos e RG. Em algumas situações, também é necessário apresentar exames laboratoriais e/ou de imagem.

Diferente de outros municípios, cujos usuários só têm acesso a esses medicamentos se recorrem à Justiça, em Camaçari já são mais de 1.100 pacientes cadastrados no programa. Esses beneficiários retiram seus medicamentos não incorporados ao SUS gratuitamente todos os meses.


Coordenadora da Assistência Farmacêutica, Andréia Dias informa que, “o atendimento por via administrativa das demandas de medicamentos não incorporadas ao SUS, se baseado em conhecimentos técnico-farmacêuticos, é fundamental para garantir a consolidação dos princípios e diretrizes, bem como a adequada operacionalização do SUS, assegurando a aplicação dos recursos públicos em saúde de maneira eficaz, eficiente e justa”.

Secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan destaca os investimentos feitos. “Importante ressaltar que anualmente investimos no PDME cerca de R$ 800 mil. E esse valor é com recursos próprios e sem a obrigatoriedade em lei, como ocorre com os medicamentos do elenco SUS. Isso mostra mais uma vez que nosso prefeito Elinaldo não tem medido esforços para oferecer o melhor para nossa população”. Informações da ascom PMC.