Camaçari: unidades de saúde recebem diversidade de medicamentos para distribuir à população

O trabalho de distribuição de medicamentos segue sendo realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau). A ação ocorre diariamente e nesta terça-feira (28/5), a Unidade de Saúde da Família (USF) Camaçari de Dentro foi abastecida com diversos itens, que compõem a lista de cerca de 350 tipos de medicação disponibilizados no local.

O processo de distribuição começa pelo pedido feito pelas unidades, os prepostos da Sesau recebem as informações, lançam no sistema da SimasLog – empresa de logística que faz as entregas –, e já deixam direcionado onde será feita a remessa. Com o pedido lançado, entra em separação e vai para o palet de madeira, que segue para a área de conferência, que é feita item a item. Nessa etapa, são verificados os produtos do pedido, quantidade, o lote e a validade, e após ser validado segue para área de embalagens e expedição, quando é enviado.

Esse passo a passo visa garantir que os produtos sejam entregues corretamente nas unidades de saúde, como foi o caso da USF Camaçari de Dentro. Ao chegar à unidade, o farmacêutico recebe os medicamentos, confere e já disponibiliza para a população. A unidade é uma das que oferecem o serviço de consulta farmacêutica, o que é uma ação diferenciada promovida pela Prefeitura de Camaçari.



O farmacêutico da USF Camaçari de Dentro, Gildeon Nepomuceno, explicou como funciona. “Nós escolhemos pacientes que fazem uso de vários medicamentos, ou que tenham medicações mesmo após 30 dias [que é o prazo de retirada]. Temos um encontro com esse paciente para poder ajustar essa dose, saber por qual motivo ainda tem o remédio, o estilo de vida, se o fármaco está trazendo algum efeito contrário ao que ele esperava, e tentar ajustar ao máximo a dose para que ele não deixe de seguir o tratamento e venha a ter algum problema posterior”.

Através da consulta são esclarecidos ainda sobre a forma de tomar, e é verificada, ainda, se há interações medicamentosas, por exemplo. Tudo com o objetivo de garantir o bem-estar do cidadão e evitar os riscos da descontinuidade do tratamento, o que, inclusive, desafoga as unidades de pronto atendimento do município.

A distribuição dos medicamentos para sede, costa e zona rural de Camaçari é realizada de acordo a um cronograma, e só este ano foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões em materiais com ampla diversidade, como 350 tipos de remédios, 450 tipos de material médico hospitalar e 430 de material odontológico. O abastecimento ocorre em todas as unidades de saúde, além da Farmácia do Povo 24h.

Foto: Tiago Pacheco