Camaçari: UPA da Gleba A vai limitar atendimento por falta de leitos

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Camaçari (SESAU) decidiu nessa terça-feira (16) limitar o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A. Somente pacientes com classificação de risco amarelo e vermelho serão atendidos. A medida foi tomada por conta da falta de leitos disponíveis para atender a todos os públicos, devido a superlotação da unidade.

Os pacientes que não estiverem nessa classificação de risco deverão ser atendidos em outras unidades, a exemplo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).

A classificação de risco é um método utilizado nos serviços de urgência (amarelo) e emergência (vermelho), voltada para avaliar e categorizar os usuários  que necessitam de atendimento prioritário.

A unidade que conta com 13 leitos, tem 31 pacientes internados aguardando a regulação; desses, dois pacientes estão em observação de demanda espontânea com necessidade de oxigenoterapia devido a baixa saturação. A unidade pede apoio do município.

Recentemente, uma servidora teria denunciado falta de oxigênio na unidade, o que foi desmentido pela Sesau. Outro assunto que repercutiu acerca da UPA da Gleba A, foi a mistura de pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus e demais pacientes, a secretaria também se defendeu.