Camaforró 2024 atrai mais de 130 mil pessoas em três dias de festa 

O Palco Principal do Espaço Camaçari 2000 ficou lotado na noite deste sábado (15/6), encerramento do Camaforró 2024, que teve como tema “Esquenta São João” e marcou a abertura do São João da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ao todo, mais de 130 mil pessoas curtiram os três dias de festa, iniciada na quinta-feira (13).

A programação do espaço, neste sábado, foi aberta com o show da dupla Carol e Gabi, que aqueceu a noite com um repertório de músicas sertanejas. Em seguida, a banda Virado no 70 levou ao Palco Principal o autêntico forró.

O tradicional ritmo junino continuou dando o tom, quando o cantor baiano Del Feliz se apresentou, entoando canções como “Tu e Eu”, “Meu Dengo” e “Eu Sou São João”. O artista falou da emoção em se apresentar no Camaforró. “Tenho uma relação especial de muito carinho com Camaçari, que é um município que faz parte da minha história, principalmente no início da minha carreira. Então, me apresentar aqui me deixa muito feliz, pois é de uma emoção imensa. Principalmente, no Camaforró, que é uma das festas mais importantes da Bahia e do Brasil, com essa estrutura maravilhosa. Foi um show com muita interação com o público”, completou.

Em seguida, foi a vez da sofrência tomar conta do Palco Principal, com o cantor sergipano Devinho Novaes – o boyzinho do arrocha –, que agitou o público, fazendo todo mundo cantar e dançar com grandes sucessos, como as músicas “Baby Alô” e “Apelido Carinhoso”.

Fã de Deivinho Novaes, Laiane Diniz vibrou com o show do artista. “Adoro! Estou curtindo bastante, com muita sofrência. Eu vim todos os dias do Camaforró e gostei demais”, afirmou a esteticista, moradora do bairro Mangueiral. Ela também elogiou a antecipação da data do evento. “Dá para aproveitar mais o São João. Decisão acertada”, avaliou.

Depois, quem se apresentou no Palco Principal do festejo foi a cantora amazonense Márcia Fellipe – considerada a nova voz do Forró Eletrônico –, que agitou o público com canções como “A Mulher Mais Foda do Brasil” e “Quem Me Dera”.

Em seguida, foi a vez da cearense Mari Fernandez, uma das atrações mais aguardadas do público, que fez em um show recheado de sucessos, entre eles “Página de Ex”, “Dizem Que Sou Louca” e “Amor Impossível”. A artista contou que a apresentação para o Camaforró foi preparada de forma muito especial. “Um trabalho feito com carinho. Fico muito feliz em participar desta festa linda e com um público incrível. Maravilhoso ter essa recepção calorosa das pessoas”, disse.


Moradora do (Tancredo Neves) Phoc III, a recepcionista Milena Santana foi ao festejo, especialmente, para ver o show de Mari Fernandez. “Todos os anos venho para o Camaforró, e nesta edição a grade de atrações foi muito boa. Sem contar a estrutura, que tá ótima”, disse. A opinião foi compartilhada por Junior Silva, noivo de Milena, ao afirmar que, “está tudo bem organizado. Esta edição foi ainda melhor do que os anteriores”, destacou o morador da Gleba E.

O cantor “prata da casa”, Bruno Almeida, foi o responsável por encerrar o evento, com a mistura do ritmo arrocha e sertanejo, que deixou um gostinho de quero mais no público, que curtiu cada momento, até alta madrugada.

Nos três dias do Camaforró, os shows no Palco Principal contaram com interpretação e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando o evento mais acessível e inclusivo. Rute Araújo foi uma das três profissionais que realizaram a tradução e interpretação, e enfatizou a importância da iniciativa. “Foi um grande avanço para a promoção da acessibilidade para a comunidade surda. É fundamental que eles tenham pleno acesso à cultura e ao lazer”, enfatizou.

Passaram pelo Palco Principal do Camaforró 2024, 16 atrações. A megaestrutura foi composta por palco duplo, que permitiu que o público não passasse muito tempo esperando entre a apresentação de uma banda e outra.

O Camaforró foi realizado no Espaço Camaçari 2000, localizado na Avenida Jorge Amado, pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov). 

Foto: Jean Victor/Tiago Pacheco/Emerson Santos