A Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta terça-feira (19/03), sua 5ª Sessão Ordinária do primeiro período legislativo, analisando e votando importantes indicações para os moradores do município. Logo no início da atividade, foi anunciada a formação da Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda da Lei Orgânica Municipal No 004/2023, que trata do aumento do número de vereadores na Casa Legislativa. O colegiado será presidido pelo vereador Niltinho (PSDB), terá como relator o vereador Herbinho (União), e como membros os vereadores Tagner (PT), Jamelão (Cidadania) e Vavau (PSB).
Foram encaminhados às comissões permanentes da Casa dois projetos de lei apresentados pelos parlamentares, um de autoria da vereadora Professora Angélica (PP), que pede a criação da Semana Municipal de Incentivo à Participação Política das Mulheres, e o outro PL, de autoria do vereador Ivandel Pires (Cidadania), sugerindo o nome Pedro de Souza Filho, para o Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Luiz Pereira Costa.
A Casa ainda aprovou 12 indicações, sendo a maioria envolvendo a construção ou melhorias de ruas e calçadas, como o pedido feito pelo vereador Júnior Borges (União) para a abertura de um acesso da rua ao mar da rotatória de Itacimirim até a Praia da Barra, no distrito de Monte Gordo. Para a área de saúde, foi feito um pedido pelo vereador Niltinho (PSDB) para a criação de um laboratório municipal de análises clínicas. Já a indicação apresentada pela vereadora Professora Angélica (PP), solicitando que o HGC (Hospital Geral e Camaçari) volte a ter “portas abertas para o atendimento de urgência e emergência, e não apenas via regulação”, pontuou a parlamentar em sua requisição.
O vereador Dentinho do Sindicato (PT) pediu a votação de duas moções verbais, uma de pesar pelo falecimento de Valdilei Moreira Sodré, que faleceu na noite da última segunda-feira (18/03) em acidente no Pólo Petroquímico de Camaçari, e uma de aplausos ao Sindborracha (Sindicato dos Borracheiros do Estado da Bahia) pelos seus 17 anos de vida.
Além destas, a Casa também votou duas moções de pesar feitas pelo vereador Júnior Borges (União) pelo falecimento de Jaqueline Lima da Hora e a outra pelo falecimento de Ricardo Silva Santos. Todas as quatro moções foram aprovadas. A casa ainda aprovou mais cinco moções de pesar extra pautas, quatro delas pedidas pelo vereador Niltinho, incluindo uma para sua irmã Nilzete Maturino, que faleceu no último sábado (16/02).