Com a antecipação por parte da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em virtude da situação epidemiológica da Influenza na Bahia, com aumento da circulação dos vírus Influenza B e Influenza A H1N1, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari iniciará nesta terça-feira (4/4), a campanha de vacinação no município com imunização em todas as unidades de saúde e no Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres), neste último local, apenas para os usuários do serviço.
A Sesau informa que a vacina contra a Influenza possui fragmentos de vírus inativados, sendo impossível que a vacina cause doença na pessoa imunizada. O imunizante pode ser administrado na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Importante aproveitar a ida à unidade para atualizar a dose contra a Covid-19, caso esteja atrasada.
Devem se vacinar contra a Influenza os seguintes grupos prioritários:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Trabalhadores de saúde;
Indígenas;
Idosos (60 anos ou mais);
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
Professores das escolas públicas e privadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, transplantados, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade, portadores de trissomias);
Pessoas com deficiência permanente;
Profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.
Foto: Josué Silva