Campeão baiano de 2019 terá um troféu histórico

O campeão baiano da Série A em 2019 será conhecido no próximo domingo (21), a partir das 16h, na Arena Fonte Nova, onde o vencedor de Bahia e Bahia de Feira terá a honra de levantar um troféu histórico.

A taça de 82 centímetros de comprimento e aproximadamente 12 quilos, nome do campeonato em alto relevo, com fundo fosco e relevo polido banhado a ouro, ficará de posse definitiva do clube campeão.

Na sede da Federação Bahiana de Futebol ficará exposta uma réplica, onde serão acrescentados, anualmente, os escudos dos campeões de cada edição. “A taça foi toda repaginada pela FBF. Procuramos estabelecer um visual inovador e o modelo se torna oficial, ou seja, será fixo do estadual a partir deste ano”, explicou o presidente da FBF, Ricardo Lima.

Serão entregues, também, troféus para o artilheiro e o goleiro menos vazado da competição estadual. No momento, João Neto, do Atlético de Alagoinhas, lidera a artilharia com 8 gols. Fernandão, do Bahia, e Deon, do Bahia de Feira, ambos com 5 gols, cada, são os únicos que podem alcançar o atacante do Carcará. 

A DECISÃO – No jogo de ida, em Feira de Santana, Bahia e Bahia de Feira empataram por 1 a 1. Assim, o vencedor da partida de volta será consagrado campeão baiano de 2019. Em caso de empate no tempo normal, o título será definido nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti.

Em sua 70ª final de Campeonato Baiano, o Bahia busca seu 48º título. Na única vez que foi à decisão, o Bahia de Feira sagrou-se campeão estadual em 2011 e agora tenta a segunda conquista de sua história (confira neste domingo a cobertura completa da final no portal www.fbf.org.br).

FICHA TÉCNICA
Bahia x Bahia de Feira
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador.
Dia e horário: Domingo (21/4/2019), às 16h.
Bahia: Anderson, Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Grégore, Douglas Augusto (Elton) e Ramirez; Arthur Caíque, Gilberto (Fernandão) e Artur (Élber). Técnico: Roger Machado.
Bahia de Feira: Jair, Van, Paulo Paraíba, Vítor e Cazumba; Edimar (Ebinho), Capone, Jarbas e Bruninho; Deon e Vitinho. Técnico:Barbosinha.
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa/SP).
Assistentes: Paulo de Tarso Begalda Gussen e José Carlos Oliveira dos Santos (CBF/Salvador).
4º Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (CBF/Salvador).
5º Árbitro: Marcos Welb Rocha de Amorim (CBF/Feira de Santana).
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (CBF/Rio de Janeiro).
AVAR: Elicarlos Franco de Oliveira (CBF/Salvador).
Supervisor: Sérgio Corrêa da Silva.
Inspetor de Arbitragem: Vidal Cordeiro Lopes.
Delegado Financeiro: Luís Alberto Becco.