Campeonato Baiano começará em 15 de janeiro e terá VAR na final

Conselho técnico da Federação Bahiana de Futebol define fórmula de disputa do Baianão 2020 (Divulgação FBF)

O campeão baiano de 2020 será conhecido no dia 26 de abril. Assim como aconteceu este ano, as duas partidas das finais contarão com a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR). A fórmula do Campeonato Baiano do próximo ano foi divulgada na última terça-feira (12), após reunião entre representantes da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e dirigentes dos dez clubes participantes: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense, Vitória e Vitória da Conquista. O estadual começa no dia 15 de janeiro. 

De acordo com a FBF, a tabela do Campeonato Baiano será divulgada nos próximos dias. A fórmula de disputa será a mesma adotada em 2019. A fase classificatória funcionará no sistema de pontos corridos. As equipes se enfrentarão em turno único e os quatro primeiros colocados seguirão para a segunda fase. O lanterna da etapa inicial será rebaixado à seunda divisão do estadual.

As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, sendo que os mandos de campo dos jogos derradeiros serão dos times com melhor campanha. O primeiro colocado da fase classificatória enfrenta o quarto. Na outra partida, o segundo duela com o terceiro.

Os finalistas também definirão o título em dois jogos e a última apresentação do campeonato será diante da torcida da equipe com melhor campanha. Tanto nas semis como nas finais, a decisão irá para os pênaltis em caso de empate em pontos e saldo de gols.  

COPA DO NORDESTE

O campeão e o clube melhor posicionado no ranking da CBF garantem vaga na Copa do Nordeste 2021. A vaga para a a Pré-Copa do Nordeste ficará com a equipe dona da melhor colocação no estadual, após excluir os clubes já classificados para a fase classificatória do torneio regional. 

Se Bahia ou Vitória não ficarem com o título baiano de 2020, a vaga da seletiva da Copa do Nordeste 2021 ficará com o clube mais bem posicionado no estado no ranking da CBF.  

COPA DO BRASIL

O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado do Campeonato Baiano garantirão vaga na Copa do Brasil. 

SÉRIE D DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Os dois clubes melhores colocados no estadual que não estejam confirmados nas Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro, garantirão vaga na Série D do torneio nacional. A terceira vaga que o estado da Bahia tem direito sairá de competição a ser definida e disputada no segundo semestre. Caso não ocorra, a última vaga ficará com o terceiro clube melhor colocado no estadual que não seja integrante de nenhuma série do Brasileiro. Informações do Jornal Correio.

Comentários no Facebook