Candeias: Primeira edição dos Jogos Estudantis começam neste final de semana

A Prefeitura de Candeias, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e Esportes e lazer (Sesla), abre nesta sexta-feira, 9, na Praça Dr. Gualberto, Os Jogos Estudantis, que segue até o dia 5 de outubro.  Logo após a abertura terá uma corrida de revezamento da Tocha Olímpica pelo centro da cidade até o Ginásio de Esporte Professor José Cardoso dos Santos. A competição vai contar com a participação de alunos da Rede Pública e Privada de ensino. 

De acordo com a  Seduc os jogos estudantis têm como objetivo sensibilizar os alunos através da prática de jogos estudantis, estabelecendo relações pessoais, desenvolvendo assim o respeito mútuo, percepção sócioemocional equilibrada e solidariedade, procurando minimizar problemas relacionados com diversidade social e saúde psico-corporal dos indivíduos.

Ao todo 22 escolas vão fazer parte das disputas as Escolas Municipais, 14 de Agosto (Caroba), Albertina Dias Coelho (Passé), Alfredo Serra, Argentina Castelo Branco (Colônia), Conselheiro Luis Viana (Menino Jesus), Egberto de Carvalho Ferreira, Ivonice Costa Sotero (Passagem dos Teixeiras), Julieta Viana, Nova Candeias, Papa Paulo VI, Tércia Borges, Yeda Barradas Carneiro; as Escolas Estaduais, Cidade de Candeias, Colégio da Polícia Militar, Professor Dásio, Luis Viana, Nossa Senhora das Candeias, Ouro Negro, Polivalente e as Escolas Particulares Colibri, Santa Rita e São Lázaro.

A corrida de revezamento da tocha vai sair da Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, passando pela Rua do Passé, 21 de Abril, 13 de Maio, 2 de Fevereiro, Rua Desembargador Teixeira de Freitas, BA 522, seguindo até o Ginásio de Esporte José Cardoso, onde será acesa a Pira Olímpica, símbolo dos jogos estudantis. Além do Ginásio José Cardoso, os jogos também vão ser realizados no Ginásio da Caroba e no Campo da Torre (Malembá).  

Os jogos vão contemplar os alunos do ensino Fundamental II e ensino Médio que serão divididos nas faixas etárias, infanto-juvenil de 11 a 13 anos e juvenil de 14 a 17 anos. Ao todo dez modalidades esportivas, futsal masculino e feminino, baleado feminino, handebol masculino e feminino, futebol masculino, vôlei masculino e feminino, basquete masculino e feminino, atletismo masculino e feminino, artes marciais ( karatê, tae-kwon-do e judô) masculino e feminino, capoeira e competição de cheerleaders ( lideres de torcida). 

As modalidades esportivas serão realizadas por semana, sendo a primeira semana voltada para voleibol, seguido do handebol e atletismo, baleado, basquetebol, futebol de campo, artes marciais e cheerleaders e na última semana, futsal.

Ascom Prefeitura Municipal de Candeias

Comentários no Facebook