As eleições municipais deste ano de 2024, na Bahia, terão cinco parlamentares estaduais concorrendo a cargos eletivos. Quatro deles disputam o cargo de prefeito, e um concorre a uma vice-prefeitura. Na hipótese de vitória de qualquer dos deputados candidatos, a renúncia ao Legislativo é obrigatória para que possa assumir a função eletiva no Executivo municipal. Nesse contexto, abrirá vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para quem ficou na suplência nas eleições de 2022.
Integrantes da base do governador Jerônimo Rodrigues e do bloco de oposição participarão da disputa. São candidatos a prefeito os deputados Eures Ribeiro (PSD), Cláudia Oliveira (PSD), Pancadinha (SD) e Raimundinho da JR (PL). O deputado Pablo Roberto (PSDB) é candidato a vice-prefeito. Segue um breve perfil de cada um dos parlamentares em ordem alfabética e a cidade em que disputará o pleito.
PERFIS
A deputada Cláudia Oliveira (PSD) concorre à prefeitura de Porto Seguro. Nascida em Itabuna, Cláudia Oliveira é empresária. Foi secretária de Ação Social de Eunápolis, duas vezes prefeita de Porto Seguro e se encontra em seu segundo mandato na ALBA. No Legislativo baiano, foi vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e integrou as comissões como de Direitos da Mulher, Especial do Porto Sul, de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho e a Especial de Desenvolvimento Urbano.
O deputado Eures Ribeiro (PSD) disputa a prefeitura de Bom Jesus da Lapa. Filho da terra, ele é advogado e começou a carreira profissional como assessor especial da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Foi vereador duas vezes até se eleger deputado estadual em 2011. Renunciou ao Legislativo para assumir o cargo de prefeito no período de 2013 a 2016, sendo reeleito para o período seguinte. Presidiu a União dos Municípios da Bahia (UPB) e retornou à ALBA, onde foi vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de titular das comissões de Saúde e Saneamento, de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Direitos Humanos e Segurança Pública e a Especial de Bacias Hidrográficas Baianas.
Já o deputado Pablo Roberto (PSDB) é candidato a vice-prefeito de Feira de Santana na chapa encabeçada por José Ronaldo (UB). Pablo Roberto fez graduação em Serviço Social, com especialização em Gestão de Políticas Públicas. Em Feira de Santana, foi secretário de pastas como Prevenção à Violência, de Desenvolvimento Social, e de Agricultura. Foi vereador da cidade durante dois mandatos até se eleger deputado estadual em 2022. Na ALBA, atualmente é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública.
O deputado Pancadinha (SD) é candidato a prefeito em Itabuna. Natural de São Paulo (SP), é cantor, atuando nas bandas Tsunami e Fabrício Pancadinha. Foi eleito vereador de Itabuna para a legislatura de 2021 a 2025, mas renunciou ao posto para assumir o cargo de deputado estadual em 2023. Na ALBA, integra as comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público e a Especial de Desporto, Paradesporto e Lazer.
O deputado Raimundinho da JR (PL) concorre ao posto de prefeito da cidade de Dias d’Ávila. Ele é empresário e nasceu em Ubaitaba. Foi eleito deputado estadual no pleito de 2022. No Legislativo baiano, é membro da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e suplente no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Já foi condecorado na ALBA com a Comenda 2 de Julho.
SUPLÊNCIA
Em caso de eleição de Cláudia Oliveira e Eures Ribeiro, ambos do PSD, seriam convocados para a ALBA a ex-deputada e secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, e o ex-prefeito de Itajuípe e ex-jogador de futebol Marcone Amaral. No pleito de 2022, Jusmari ficou como primeira suplente do PSD após conquistar 44.640 votos. Já Marcone foi o segundo suplente da legenda com 32.917 sufrágios.
Na hipótese de eleição de Pablo Roberto em Feira de Santana pelo PSDB, seria convocado o suplente Paulo Câmara, que já exerceu mandato parlamentar na ALBA na 19ª Legislatura (2019-2023). O tucano conquistou 53.680 votos no pleito de 2022 na Federação PSDB/Cidadania.
Caso Pancadinha se eleja prefeito de Itabuna pelo Solidariedade, a cadeira na ALBA seria preenchida pelo ex-deputado Ewerton Carneiro da Costa, conhecido como Pastor Tom. Ele obteve 26.403 sufrágios na última eleição para deputado estadual.
Se o deputado Raimundinho da JR for eleito prefeito em Dias d’Ávila, sua cadeira na ALBA poderá ser ocupada pelo suplente Anacleto França Silva, suplente do PL que conquistou 33.207 votos.
Fonte: ALBA