Competição de canoagem e eventos culturais movimentam cinco zonas turísticas da Bahia

Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

Salvador foi a primeira cidade do Nordeste a sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro de VA’A (canoagem polinésia), no sábado (29) e domingo (30). A competição teve como base a moderna Marina da Penha, na Ribeira, equipamento requalificado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A pasta patrocinou o evento, como parte das ações para incentivar atividades náuticas na zona turística Baía de Todos-os-Santos.

Disputada nas categorias V1, V3, V1R e V2R, as provas reuniram 600 atletas, de todo o país, que trouxeram familiares e colaboradores, movimentando a economia da Península Itapagipana. “Tivemos quase duas mil pessoas circulando pelos bares e restaurantes e ocupando os meios de hospedagem da região, uma das mais bonitas da capital”, relatou o presidente do Observatório da Baía de Todos-os-Santos, Moysés Cafezeiro, que acompanhou o evento.

“Conseguimos, depois de muita luta, trazer o campeonato para Salvador, com a Marina da Penha lotada. Vieram os maiores atletas do Brasil para uma prova muito disputada, porque todos querem garantir vaga no Panamericano e Mundial”, destacou o presidente da Federação Baiana de VA’A, Zeba Vilas Boas.

A infraestrutura náutica foi aprovada pelos competidores. “Já competi na Bahia algumas vezes e a escolha dessa marina foi muito boa. O campeonato engrandece ainda mais o local, que ganha maior projeção, sem falar que a disputa é numa das maiores baías do mundo”, elogiou o tetracampeão brasileiro de V1, Robert Almeida, do Mato Grosso do Sul.

Cultura 

No último fim de semana, a Setur-BA também apoiou iniciativas culturais que movimentaram o turismo. Em Salvador, o Museu de Arte Moderna (MAM) sediou o evento ”Descobrindo a Bahia – Uma Imersão nos Tesouros Baianos”, que marcou a graduação de 22 estudantes estrangeiros, do curso BRICS+ Summer School, oferecido pela UFBA. No final, houve apresentação de música e dança afro-baiana e degustação de acarajé. Ainda na capital, o “Samba da Feira” comemorou o aniversário de 476 anos de Salvador, na Feira de São Joaquim.

O Festival de Arembepe, em Camaçari, na Costa dos Coqueiros, manteve a tradição do cortejo e da lavagem em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade, com desfile de blocos e shows de Tatau, Thiago Aquino, Escandurras, Psirico e Filhos de Jorge, entre outras atrações.

A festa atraiu cerca de 100 mil pessoas, em dois dias de programação, com a participação de turistas estrangeiros, como o alemão Jürgen Sprie, 67 anos. “É a terceira vez que venho ao festival. Gosto muito de Arembepe, principalmente, das praias e da Aldeia Hippie, que é um lugar mágico”.

Na Chapada Diamantina, o 8º Encontro Nacional de Motociclistas de Rio de Contas reuniu mais de mil participantes, de diversos estados, que curtiram bandas de rock na Praça da Matriz. Os hotéis da cidade-sede e do município de Livramento de Nossa Senhora, próximo ao local do evento, ficaram lotados.

No Vale do São Francisco, Juazeiro ofereceu o passeio cultural “Vapor – Uma Viagem Mágica pelo Rio São Francisco”, que conduziu de barco grupos de 200 visitantes, com saídas do Memorial Saldanha Marinho, na orla da cidade, e passagens por ilhas da região. No trajeto, eles ouviram histórias sobre o Velho Chico e música regional.

Já a 6ª Cavalgada Ecológica de Jacareci, em Camacã, na Costa do Cacau, celebrou a cultura do homem do campo e promoveu o turismo sustentável, com atrações musicais e comidas típicas.

Fonte: Ascom/Setur-BA