Confira o horário de funcionamento da Hemoba na capital e interior da Bahia durante o Carnaval

Durante todo o período do Carnaval, de 28 de fevereiro a 4 de março, a Hemoba estará aberta na capital e no interior do estado para receber doadores de sangue e atender a demanda de hemocomponentes das unidades hospitalares.

Em Salvador, funcionarão apenas o Hemocentro Coordenador (Sede da Hemoba), na Avenida Vasco da Gama, o Posto Itinerante no Shopping Bela Vista e a unidade móvel de coleta (Hemóvel), no Salvador Shopping. As demais unidades ficarão fechadas, incluindo o Centro Estadual de Referência das Pessoas com Doença Falciforme (CERPDF/Hemoba), que reabrirá na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 13h.


Horário de atendimento

Na capital baiana, durante o Carnaval, as unidades fixas da Hemoba terão o seguinte horário de atendimento: dia 28/02, Sede (7h às 18h), Shopping Bela Vista (9h às 18h) e Salvador Shopping (8h às 17h). Dia 01/03 (sábado), Sede (7h às 16h30) e Shopping Bela Vista (9h às 18h). Na segunda-feira (03/03), Sede (7h às 18h) e Shopping Bela Vista (12h às 18h). Na terça-feira (04/03), apenas a Sede funcionará, das 7h às 16h30. No domingo (02/03), não haverá atendimento. Na Quarta-feira de Cinzas (05/03), as unidades estarão abertas com os seguintes horários: Sede (13h às 18h30), Hospital Roberto Santos (13h às 17h), Hospital do Subúrbio (13h às 16h30), Shopping Bela Vista (13h às 18h) e Salvador Shopping (13h às 17h).

Para informações sobre os horários de atendimento das unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.


Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, ou ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Também é preciso que o doador não fume por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.