Uma operação da Polícia Militar para coibir poluição sonora no bairro Parque Ecológico, em Porto Seguro, no sul da Bahia, terminou em tumulto, gritos, disparo de arma de fogo e agressão contra um agente de segurança pública. A ocorrência, registrada em vídeo por moradores, viralizou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (3).
Nas imagens, policiais do 8º Batalhão da PM aparecem dentro de uma residência após serem acionados por conta do som alto. O clima esquentou quando moradores começaram a filmar a abordagem. Em meio à discussão, um dos PMs disparou um tiro para o alto e, em seguida, agrediu um homem.
A resposta foi imediata: o morador atingido revidou com uma caneca de cerveja, acertando a cabeça do policial. O agente caiu no chão e, visivelmente atordoado e com sangramento na região do ouvido, demorou para se recompor, mas permaneceu na ação.
Ao fundo do vídeo, o desespero toma conta de mulheres que tentam conter a briga. “Filma aí, eles entrando na casa dos outros assim. É bagunçado? Não pode entrar na casa dos outros assim, não”, grita um dos presentes, denunciando o que considerou abuso de autoridade.
A Polícia Militar confirmou a ocorrência e declarou, por meio de nota, que foi recebida com resistência. “Algumas pessoas resistiram, tentando evitar que o aparelho utilizado na prática de poluição sonora fosse apreendido e atacando os policiais. Ao final, a guarnição recolheu o equipamento e prendeu um suspeito de agressão a um dos agentes”, diz o comunicado.
O homem detido, bem como o equipamento de som, foram encaminhados para a delegacia da cidade, onde a ocorrência foi formalizada e serão adotadas as medidas legais cabíveis.
O caso gerou debate nas redes sociais, com internautas divididos entre críticas à conduta dos policiais e reprovação da atitude dos moradores.