Costa de Camaçari estreia no circuito de maratonas aquáticas

Céu azul, mar tranquilo e a prova mais disputada do Circuito Maratour de todos os tempos. A praia de Guarajuba, na Costa de Camaçari, recebeu na manhã deste sábado (16/03), a 1ª etapa do Circuito Maratour de maratonas aquáticas. Na competição, disputada braçada a braçada, os atletas se reversaram nos circuitos de 1.000 e 2.500 metros, em águas abertas. A iniciativa faz parte da política de divulgação da Costa de Camaçari, com a atração de eventos de grande porte para a região.

Com os menores tempos de 10’57 (1.000 metros) e 31’30 (2.500 metros), todos os atletas completaram a prova e ressaltaram a importância da equipe de apoio composta por oito salva-vidas, munidos de barco e pranchas de stand up paddle. A competição, organizada pela Ambiance Esporte, em parceria com a Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur), teve o apoio da Secretaria de Saúde (Sesau), Coordenação de Eventos e Defesa Civil.

O pódio principal, do circuito de 2.500 metros, ficou com Leandro Tanajura Mendes, 35 anos. O atleta, que pratica natação há 27 anos, elogiou a organização do evento e a escolha da praia de Guarajuba. “Foi um evento muito seguro, bem organizado. Eu aprovei, foi ótimo nadar aqui”. Para quem pretende iniciar no esporte, o atleta aconselha a estabelecer metas possíveis e buscar a evolução. “Eu aconselho sempre a começar com objetivos mais curtos e ir aumentando os objetivos aos poucos, para ir conquistando e avançando”, explica.

“Gosto de piscina, mas eu me encontro mesmo no mar”. A designer Alessandra Souza, 43 anos, pratica natação há um ano e meio, pontuou na primeira prova do circuito e levou o primeiro lugar de sua categoria, com 38 minutos e 55 segundos. Ela conta que a natação começou como atividade recreativa, buscando o emagrecimento, e hoje virou uma paixão. “Depois que fiz o primeiro treino, não quis mais parar”, revela.

Já o policial militar Paulo Marcos Amorim tem um caso de amor com a natação desde a infância. E depois que sofreu um acidente e teve a mobilidade da perna esquerda reduzida, o esporte virou um auxiliar para melhorar sua qualidade de vida. “É o melhor esporte. Indico para quem tiver oportunidade que venha, principalmente nas maratonas aquáticas. Aqui temos contato com a natureza e aventura”, defende o policial, que conquistou o pódio na categoria para pessoas com deficiência.

O secretário de Turismo, Gilvan Souza, acompanhou a competição e anunciou outras ações para fortalecer o destino da Costa de Camaçari durante o período de baixa estação. “Nossa Costa vai além das belas praias e eventos de verão. Temos potencial para receber bem durante todo o ano”, afirma. Segundo o secretário, após a Festa de Arembepe, a Costa de Camaçari vai receber um grande evento esportivo internacional.

A dobradinha de sucesso da organização da Prefeitura Municipal, com o cenário da praia de Guarajuba, foi aprovado pelo do diretor-executivo da Ambiance Esporte, Bruno Riella. “Fazer a etapa de Guarajuba já era um plano nosso há alguns anos. Hoje estamos muito felizes de realizar essa etapa e, se depender da gente, todos os anos estaremos aqui fazendo essa competição”, anuncia. Com nove anos de Circuito, as próximas etapas do Maratour serão realizadas em Morro de São Paulo, Salvador, Mata de São João, Mar Grande e Praia do Forte.

Comentários no Facebook