De virada, Vitória vence Itabaiana e entra no G4 da Copa do Nordeste

Não precisava ser com tanto sofrimento. O duelo da noite desta quarta-feira (6), no Barradão, pela Copa do Nordeste, foi um jogo de ataque contra defesa. O Vitória, literalmente, “amassou” o Itabaiana, mas esbarrou na falta de pontaria e parou nos “milagres” do goleiro Jefferson.  

Mas, depois que Zé Hugo, poucos minutos depois de substituir Osvaldo, conseguiu empatar aos 28 minutos do segundo tempo, o Itabaiana definitivamente não suportou a pressão e ainda teve mais um jogador expulso – terminou com nove. 

Camutanga marcou um golaço cobrando falta e Iury Castilho, que voltou ao time, completou o placar de 3 a 1. Cleiton abriu o marcador para os sergipanos que foram para o intervalo em vantagem.

O Vitória aumentou para 20 o número de jogos invictos no Barradão – não perde desde junho de 2023. E com a vitória, o Rubro-Negro foi a 8 pontos ganhos e subiu para a segunda colocação no Grupo A.

De um lado, o Vitória precisando vencer para entrar no G-4. Do outro, um adversário visivelmente preocupado em se defender. Conseguiu a ainda contou com mais dois fatores a favor: os “milagres” do goleiro e a imprecisão rubro-negra na conclusão das jogadas de ataque.

Para piorar, após a expulsão de Kauan, que parou uma escapada de Osvaldo em direção ao gol, o Vitória tomou o gol. Cleiton aproveitou passe na área para acertar chute rasteiro.

A equipe de Léo Condé se desequilibrou momentaneamente, mas passou os últimos minutos dessa etapa buscando incessantemente o empate.

O Vitória recomeçou o jogo em cima. Matheusinho cabeceou uma bola no travessão e acertou uma na trave, Osvaldo e Iury Castilho tiveram grandes chances. Até que aos 28 minutos veio o alívio: a bola alçada na área por Matheusinho foi mal rebatida, Zé Hugo dividiu com o marcador e de cabeça tocou para o gol. 

Foi a senha para a virada. A torcida empurrou de vez o time e Camutanga balançou as redes aos 35 minutos. O zagueiro Rony Fernandes acertou Osvaldo por trás – foi expulso porque já tinha cartão amarelo – e Camutanga mandou uma bomba pelo alto na cobrança da falta, superando o goleiro Jefferson.

Com 2 a 1 e dois a mais em campo, o Vitória manteve o controle, criou pelos menos mais três chances e o goleiro seguiu salvando em outras oportunidades. Porém, aos 40 minutos, Iury dividiu a bola cruzada na área e na sobra completou para as redes, fechando o placar de 3 a 1.

COPA DO NORDESTE | Fase de Classificação

5ª Rodada

VITÓRIA 3 X 1 ITABAIANA

Data: 6/03 – Quarta

Local: Estádio Barradão, Salvador/BA

Horário: 19 horas (de Brasília)

Árbitro: Joanilson Scarcella de Lima, auxiliado por Wesley Rodrigues Miguel e Deborah Beatriz Ferreira da Silva (trio cearense)

Gols: Cleiton (ITA) aos 35min do 1º tempo; Zé Hugo aos 28min, Camutanga aos 35min e Iury Castilho aos 40min do 2º tempo

Cartão Amarelo: Iury Castilho, Dudu (VIT), Jefferson, Tiago Souza, Duda

Expulsão: Kauan aos 32min do 1º tempo e Rony Fernandes (ITA) aos 33min do 2º tempo

Público:10.306 pagantes

Renda: R$211.481,00

VITÓRIA: Muriel; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric Calmon (Lucas Esteves); Dudu (Daniel Júnior), Rodrigo Andrade e Matheusinho (Luan); Osvaldo (Zé Hugo), Alerrandro e Mateus Gonçalves (Iury Castilho). Técnico: Léo Condé.

FOTOS: Victor Ferreira/ECV

Fonte: E.C. Vitória