O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, disse hoje (5) que sua expectativa é que o debate sobre o processo de capitalização da empresa estatal possa ser retomado neste segundo semestre nas duas Casas do Congresso Nacional.
“Se eles [parlamentares] concluírem o debate e a aprovação até o fim do semestre, no começo do ano que vem somos capazes de fazer esse aumento de capital”, afirmou durante o webinar “O papel do setor elétrico na retomada da economia”, promovido pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil.
A expectativa inicial era que a discussão no Congresso sobre a privatização da Eletrobras fosse iniciada neste primeiro semestre, o que não foi possível devido à nova agenda legislativa analisada em decorrência da pandemia de covid-19.
“Nossa expectativa é que para que a gente enfrente as consequências da pandemia, notadamente com relação ao incremento da dívida pública, é de que a gente tenha um grande número de privatizações no nível federal e dos estados. São ativos importantes que podem ser monetizados e a iniciativa privada já presta adequadamente esses serviços”, disse o executivo.
O projeto de lei que trata da privatização da Eletrobras foi encaminhado pelo governo ao Congresso em novembro do ano passado. A proposta cria uma nova companhia para gerir a Eletronuclear e a Usina de Itaipu Binacional, mais um conjunto de programas integrado pelo Luz para Todos, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica. Agência Brasil.