Com o aumento das temperaturas na estação mais quente do ano, piscinas, rios e praias são destinos certos de muitas pessoas. Contudo, a água que refresca pode também representar um grande perigo: os afogamentos. Com o objetivo de prevenir este tipo de acidente, a Defesa Civil realizou uma ação educativa na manhã desta sexta-feira (01/03), na praia de Arembepe, Costa de Camaçari.
Durante a ação, que contou com a presença do coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, e guarda-vidas do município, os banhistas receberam panfletos ilustrativos com orientações de prevenção a afogamentos.
De acordo com o coordenador Ivanaldo, os panfletos também serão distribuídos em outras praias e em pontos como comércios e prédios públicos municipais. Segundo Ivanaldo, a palavra de ordem é conscientizar. “Precisamos alertar todas as pessoas que frequentam ou não as praias, a fim de que sejam multiplicadores dos cuidados necessários para evitar afogamento”, disse.
“Muitas vezes as vítimas estão em situação de lazer e normalmente não seguem as normas de segurança estabelecidas e acabam excedendo os limites permitidos, por isso estamos intensificando as orientações”, acrescentou o coordenador, ressaltando que o uso de álcool é um dos maiores fatores de risco do afogamento.
Morador da localidade, Adailton parabenizou a iniciativa. “Essa é uma ação importante e a comunicação com o salva-vidas sobre o perigo que o mar oferece é essencial”, afirmou. Rosangela Morares, moradora de Salvador, disse ser uma “ação fundamental, principalmente para turistas que não conhecem a praia”, concluiu, dizendo que mesmo com a presença do salva-vidas é necessário ter muita cautela.
Para evitar possíveis afogamentos, é necessário tomar alguns cuidados básicos. A equipe da Defesa Civil dá algumas orientações:
-Praia somente na presença do salva-vidas;
-Evite bebidas alcoólicas, o álcool diminui os reflexos;
-Fique sempre de olho nas crianças;
-Se for puxado por uma correnteza, não tente lutar contra. Flutue e acene pedindo ajuda;
-Costões e locais com pedras são impróprios para banho de mar, além de perigosos;
-Se perceber alguém se afogando, não tente entrar para salvar. Procure um guarda-vidas, tente jogar algum material flutuante;
– Se o banhista percebeu que a água chegou até o umbigo, deve parar por aí mesmo ou retornar para a área mais rasa.
-Caso seja um bom nadador, não tentar enfrentar a correnteza. Nadar transversalmente para se livrar da correnteza;
-Respeite seus limites, as praias são os locais de maior índice de afogamentos.
Em casos de emergência ligue 199 ou (71) 3622-7755 (Defesa Civil) ou 190 (Bombeiro Militar) para pedir ajuda.
Fonte: Ascom