O deputado Robinson Almeida (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, a Indicação n° 24.688/2020, endereçada ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, vice-governador João Leão (PP), para que a situação da Ford, em Camaçari, seja discutida em audiência com representantes da planta da indústria automobilística e dos trabalhadores.
O objetivo, segundo o parlamentar, é evitar demissões na unidade instalada no município baiano, em meio à crise causada pela pandemia do Coronavírus. De acordo com o Sindicato dos Engenheiros da Bahia, o complexo Ford em funcionamento no Estado, em especial a empresa MSX Internacional, planeja realizar, muito breve, as demissões. A planta industrial da Ford em Camaçari, salienta, Robinson, “é uma das mais modernas e produtivas do mundo, cujo sucesso, além das medidas e providências adotadas pela empresa, decorre do envolvimento e comprometimento dos trabalhadores, que se dedicam incansavelmente à produção e montagem de veículos cada vez mais modernos e eficientes”.
O parlamentar defende o diálogo entre os empresários e trabalhadores e interlocução com os governos para que empregos sejam preservados. “É de extrema importância a intervenção do Estado da Bahia, a fim de facilitar a interlocução entre as partes, evitando a adoção de medida tão drástica, agravada pelos efeitos da pandemia. Por isso, indicamos a convocação de representantes do complexo Ford e dos trabalhadores, a fim de que sejam discutidas a adoção de medidas alternativas às demissões, evitando uma onda de desemprego no já tão difícil ano de 2020”, afirma o deputado. Da Agência Alba.