Dia da Enfermagem: heróis e heroínas lutam pela aprovação do piso nacional da categoria; veja o vídeo

Esses profissionais de saúde tem sido verdadeiros heróis, sobretudo nesse período de pandemia, onde foi exigido muito mais esforços por parte dessa categoria. A luta desses trabalhadores, que chegam a doar mais do que o seu tempo e trocar a força de trabalho pela remuneração do seu serviço, é marcada pela total entrega de si para o outro. Além de ter de driblar os problemas enfrentados no dia a dia, como falta de equipamentos hospitalares, medicamentos e insumos para a execução do trabalho.

O período de pandemia tem sido um tempo ainda mais difícil, e muitos até encararam carga horária excessiva, sem folga, por conta da falta de profissionais capacitados para determinada função.

Tramita no Congresso Nacional uma proposta para instituir o piso salarial dos profissionais de saúde como enfermeiro, técnicos de enfermagem e parteiras. O projeto foi colocado no Senado, deveria ser votado na última segunda-feira (10), mas o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), não compareceu para discutir o projeto de lei que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada (PL 2.564/2020).

Comumente chamado de heróis, eles não querem ser apenas reconhecidos pelo sacrificio de suas vidas para salvar outras vidas, mas que sejam valorizados em condições de trabalho e de salários. Veja o que diz a categoria e o líder do governo na Câmara de Camaçari.