Diretor do Ibama é exonerado; governo não informou o motivo

O governo publicou no Diário Oficial da União de hoje (14) a exoneração do diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Olivaldi Azevedo.

A exoneração foi assinada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O motivo da saída do diretor não foi informado.
Olivaldi assumiu o cargo em janeiro de 2019. Antes, ele era subcomandante da Polícia Militar Ambiental de São José do Rio Preto (SP).

Segundo o UOL, a demissão de Olivaldi pode estar diretamente ligada à operação realizada pelo Ibama na semana passada, no Pará, quando agentes de fiscalização do órgão ambiental estouraram um garimpo dentro de terras indígenas, atividade que é proibida por lei. Na ação, os fiscais do Ibama queimaram as estruturas dos garimpos e as máquinas usadas para a extração ilegal.

Embora seja uma medida legal prevista nessas operações, a queima de equipamentos desagrada o presidente Jair Bolsonaro, que já falou diversas vezes que “determinou” que nada seja queimado. do Metro1.