Diretório do PT oficializará pré-candidatura da major Denice em Salvador

A oficialização da pré-candidatura da major Denice Santiago à prefeitura de Salvador, pelo PT, será feita pelos integrantes do diretório municipal do partido. A informação havia sido antecipada pelo Jornal A Tarde.

Indicada pelo governador Rui Costa para representar a sigla na disputa pelo Palácio Thomé de Souza, a major teria sua pré-candidatura confirmada em encontro municipal do PT com 300 delegados, no último dia 21 de março. O evento, porém, foi suspenso devido às medidas restritivas adotadas para o combate à propagação do novo coronavírus.

Em resolução aprovada nesta terça-feira, 14, a executiva nacional da legenda determinou que, em cidades com mais de 100 mil eleitores, o encontro deve ser excepcionalmente composto pelos membros do diretório municipal. A decisão, contudo, precisa ser referendada posteriormente pela executiva nacional petista.

O documento aponta ainda que, “sempre que possível”, a deliberação ocorrerá à distância, com o uso de recursos virtuais. “Eventuais reuniões presenciais deverão obedecer às recomendações das autoridades médicas, limitando o acesso ao local das reuniões aos componentes da instância partidária, evitando cumprimentos, respeitando a etiqueta respiratória e a distância mínima de, pelo menos, um metro entre as pessoas”, diz a resolução.

Para municípios que tenham entre 20 mil e 100 mil eleitores, a decisão também será dos integrantes do diretório municipal, mas referendada pela executiva estadual.

Já nas cidades administradas pelo PT, ou que já tiveram uma administração petista, a decisão do diretório municipal deverá ser “obrigatoriamente referendada por uma executiva superior, de acordo com o respectivo número de eleitores”.

Nos demais municípios, a decisão cabe aos membros do diretório municipal, “devendo ser notificada a executiva estadual, sem prejuízo de eventual recurso”.

As deliberações municipais sobre candidaturas e política de alianças deverão ser aprovadas até o dia 5 de julho, determinou a executiva nacional. Informações do Portal A Tarde.

Comentários no Facebook