Divulgado resultado do edital para habilitar fabricantes de máscaras artesanais na Bahia; confira

Foto: Ilustração

Foi divulgado na terça-feira (14) o resultado do edital do governo da Bahia para habilitar fabricantes de máscaras artesanais de proteção facial. No total, 603 empreendimentos foram cadastrados, em todos no estado, sendo 220 associações, 33 cooperativas, 308 microempresas e 42 empresas.

A lista dos empreendimentos habilitados está disponível nos sites da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desemvolvimento Rural (SDR).

Segundo informações da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), o potencial de produção instalado é de 9 milhões de máscaras artesanais em 30 dias, já que nesses empreendimentos foram identificadas 6.338 máquinas de costura apropriadas a este tipo de confecção, com 9.969 costureiras e costureiros em condições de trabalharem na fabricação desse equipamento de proteção individual (EPI).

A partir do resultado do edital, a CAR vai publicar um catálogo eletrônico com o nome do empreendimento, sua localização, contato comercial e potencial produtivo das máscaras, cujo objetivo central é disponibilizar para as prefeituras, consórcios públicos e organizadores e promotores locais e regionais de campanhas de uso das máscaras.

As instituições habilitadas poderão ser contratadas por diversos órgãos e secretarias do Governo, tanto para confeccionar as máscaras, com insumos providos pelo próprio Estado (tecidos, TNT, elástico e linha), obtidos de doações de empresas, clubes e outras instituições privadas, adquiridas no atacado, ou não, com todo material de responsabilidade das próprias instituições habilitadas. Do G1.