Enquanto a campanha de vacinação avança no país, a preferência do consumidor brasileiro por compras digitais permanece. De acordo com o Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas nas lojas físicas e no varejo on-line em todas as formas de pagamento, o e-commerce brasileiro cresceu 34,4% no mês de agosto em comparação com o ano passado.
Os setores de farmácias on-line (+37,7%) e eletrônicos (+79,5%) superaram o crescimento geral do e-commerce, enquanto em vestuário (-29,3%), móveis (-1,9%) e hobby e livrarias (-7,1%), o crescimento das vendas on-line ficou abaixo do nível, em comparação com o mesmo mês de 2020.
Vendas Totais no Varejo
Por outro lado, o crescimento das vendas totais no varejo brasileiro é de +11,9%. Em termos de regiões, o Norte (+20,6%), o Centro-Oeste (+12,8%) e o Nordeste (+12,8%) superaram o restante do país, enquanto o Sudeste (+11,3%), e o Sul (+11,2%) apresentaram desempenho inferior ao crescimento das vendas nacionais.
Segundo Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil, esse movimento do mercado está diretamente relacionado à recuperação gradativa que começamos a ver no país.
“Com o avanço da campanha nacional de vacinação e novas liberações de horários para os estabelecimentos comerciais, vimos um crescimento contínuo do varejo tradicional brasileiro”, afirma o executivo. “Além disso, os insights do SpendingPulse de agosto reforçam como o e-commerce entrou na vida do consumidor brasileiro e conquistou um lugar em seus hábitos de consumo”, conclui. Informações do Metrópoles.