Em casa, Bahia perde para o Inter e segue ameaçado pelo Z-4

O Bahia se despediu de 2020 com derrota na Arena Fonte Nova. O Tricolor recebeu o Internacional pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última do ano, e perdeu por 2 a 1. A partida ficou marcada também pela estreia de Dado Cavalcanti como técnico da equipe principal do Esquadrão.  

Pelo menos neste domingo, 27, o novo treinador não conseguiu fazer do Bahia um time diferente daquele visto sob o comando do antecessor Mano Menezes. O torcedor que assistiu o jogo acompanhou mais uma exibição  apática do Tricolor, principalmente no segundo tempo. Não fosse uma série de defesas de Douglas, o Inter teria conseguido até um placar elástico na Fonte Nova.

A sexta derrota seguida na Série A mantém o Esquadrão em situação delicada na tabela. O time é 16º colocado com os mesmos 28 pontos do Vasco, equipe que abre a zona de rebaixamento e tem uma partida a menos. O próximo compromisso do Bahia será dia 6 de janeiro, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Primeiro tempo

O primeiro tempo de Bahia e Internacional na Arena Fonte Nova não chamou atenção pela qualidade técnica da partida, mas apresentou bons momentos para quem assistia o jogo. Foram pelo menos duas boas chances para cada lado antes de Rodrigo Dourado abrir o placar para os gaúchos, que desceram para o intervalo em vantagem. 

A primeira chegada de perigo foi do Colorado. Aos três minutos Edenílson aproveitou um vacilo da defesa tricolor, ficou com uma bola mal afastada e mandou um foguete de fora da área. A bola tinha endereço certo, mas Douglas conseguiu fazer a defesa e mandar para escanteio. 

Depois do susto inicial o Bahia melhorou no jogo e teve a partida sob seu domínio por alguns minutos. Aos 16’ o time conseguiu transformar esse bom momento em chance de gol nos pés de Alesson. A aposta de Dado Cavalcanti recebeu no meio de campo, avançou até a entrada da área e chutou à esquerda da meta defendida por Danilo Fernandes. 

Com o jogo mais equilibrado daí em diante, os visitantes voltaram a assustar com Caio, que obrigou Douglas a fazer outra importante defesa após uma finalização de dentro da área. No rebote, Thiago Galhardo ainda foi travado pela zaga do Esquadrão. 

A melhor chance do jogo veio aos 36’ e foi tricolor. Índio Ramírez percebeu o avanço de Rossi e acionou o atacante com um ótimo passe nas costas da defesa colorada. O camisa 11 do Bahia ficou na cara de Danilo Fernandes, chutou de primeira, e viu o goleiro tirar com o pé. Defesaça. 

Quando a etapa inicial já se encaminhava para um 0 a 0, Uendel cobrou escanteio na medida e Rodrigo Dourado abriu o placar. O volante subiu sozinho e cabeceou fora do alcance de Douglas. Mais um gol na conta da pior defesa do Campeonato Brasileiro, agora vazada pela 47ª vez em 27 jogos. 

Segundo tempo

O 48º gol veio logo aos dois minutos do segundo tempo. No primeiro ataque do Inter, Gregore cortou cruzamento com o braço e o árbitro não teve dúvida em marcar o pênalti. Thiago Galhardo foi para cobrança e aumentou a vantagem colorada na Arena Fonte Nova: 2 a 0.

Ser vazado logo na volta do intervalo pareceu ter acabado com as esperanças do Bahia. O abatimento dentro de campo ficou nítido com a desconcentração dos jogadores. Aí o Inter, que não tinha nada com isso, quase marcou o terceiro logo na sequência. Aos nove minutos Juninho errou na saída, e entregou nos pés de Praxedes. O Colorado rapidamente articulou o ataque e só parou em Douglas.

O goleiro ainda salvou o Tricolor em outros dois lances em sequência. Primeiro na finalização de Lucas Ribeiro, depois na tentativa de Thiago Galhardo. 

O primeiro sinal de vida do Bahia no segundo tempo só veio aos 24’, com Índio Ramírez. O jogador passou a semana em foco por uma suposta fala racista, mas mostrou que deixou os problemas fora das quatro linhas e esbanjou concentração e categoria para diminuir o placar. 

Ele ficou com um rebote na entrada da área, colocou a bola entre as pernas de Rodrigo Dourado e tocou na saída do goleiro para fazer um golaço e recolocar o Esquadrão no jogo. 

Do outro lado, Douglas se manteve com um dos destaques positivos da partida com mais defesas fundamentais. Aos 31’ ele fechou a porta para Yuri Alberto, que recebeu passe cara a cara com o arqueiro tricolor.

Danilo Fernandes também teve destaque no minutos finais. O arqueiro garantiu o triunfo do Inter ao segurar finalização de Fessin, na última chance do Bahia. 

BAHIA 1X2 INTERNACIONAL – 27ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador, às 16h

Gols: Rodrigo Dourado, aos 45 minutos do primeiro tempo; Thiago Galhardo, aos dois, e Índio Ramírez, aos 24 minutos do segundo tempo
Árbitro:  Paulo Roberto Alves Junior

Assistentes: Rafael Trombeta e Victor Hugo Imazu dos Santos (trio do Paraná)

Cartões amarelos: Gregore e Juninho (Bahia); Thiago Galhardo (Inter) 
Bahia – Douglas; Nino, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo (Marco Antônio), Ramírez (Fessin) e Alesson (Gabriel Novaes); Rossi (Clayson) e Gilberto. T: Dado Cavalcanti.

Internacional – Danilo Fernandes; Rodinei, Lucas Ribeiro, Victor Cuesta e  Uendel; Rodrigo Dourado (Rodrigo Lindoso), Caio (Yuri Alberto), Edenílson e Praxedes (Nonato); Patrick e Thiago Galhardo (Abel Hernández). T: Abel Braga. Informações do Portal A Tarde.