Encerramento da Jornada Pedagógica 2024 tem palestra de Fátima Freire

A Conferência de Encerramento da Jornada Pedagógica 2024 na Dimensão de Rede, promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), teve como ponto alto a palestra da professora Fátima Freire, filha de Paulo Freire – educador e filósofo brasileiro, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Na oportunidade, ela fez provocações acerca do ato de educar em sua essência, conduzindo o público por uma autoavaliação que perpassa pela relação com os alunos, considerando as pluralidades e singularidades.

Fátima Freire é membro do Conselho Diretivo do Instituto Paulo Freire e autora dos livros “Quem educa marca o corpo do outro” e “Uma vida marcada pela educação”. O encontro aconteceu na sexta-feira (23/2), no auditório do Hotel Vila Galé Marés, localizado em Guarajuba, orla do município.

Sobre o momento de interação com os educadores de Camaçari, Fátima Freire fez uma avaliação positiva. “Estou muito feliz por estar aqui nesse momento de finalização da Jornada Pedagógica, e perceber o quanto a Secretaria da Educação de Camaçari está empenhada em ofertar uma educação pública dotada de propósito e de sentido, que dialogue com a realidade dos estudantes”.

A secretária de Educação, Neurilene Martins, destacou a relevância dos acontecimentos que marcaram esta edição da jornada pedagógica, bem como das reflexões e interações oportunizadas pela palestra da professora Fátima Freire. “É um movimento muito orgânico, de pensar e repensar as nossas práticas enquanto educadores, de ofertar um ensino cada vez mais significativo para os nossos alunos, que gera cada vez mais aprendizagens, e que sigam ampliando os horizontes dos nossos estudantes”, avaliou.

Para Luciana Estrela, gestora da Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana, localizada em Parafuso, o encontro cumpriu o propósito de apresentar conteúdos que impactem positivamente os educadores, gerando repercussões nos processos de ensino-aprendizagem estabelecidos em sala de aula. “Esse é um momento de troca, de partilha. Uma breve retrospectiva deste século. A gente aprende muito, encontra colegas, troca experiências, os professores também estão participando, enfim, é muito enriquecedor. Então, é uma honra ter participado”.

A Conferência de Encerramento da Jornada Pedagógica 2024, cujo tema foi “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, também contou com a participação do historiador, pesquisador, escritor e professor Natanael dos Santos, mediando as intervenções musicais do Quinteto Griô, atração que esteve presente em todos os dias da atividade, enriquecendo as discussões acerca da Educação Antirracista.

A Jornada Pedagógica 2024 na Dimensão de Rede teve início na quarta-feira (22), com atividades sendo realizadas também na quinta (23). Nesses três dias, o evento contou com a presença de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e profissionais não docentes da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari. O objetivo da jornada foi acolher e apoiar o planejamento pedagógico do ano letivo em curso.

Foto: Tiago Pacheco