Estrada do Coco deve passar por recuperação

A obra de recuperação da malha viária e um banho de asfalto da Estrada do Coco, no trecho que corta o município de Lauro de Freitas, entrada para o Litoral Norte, será executada em breve pelo Governo do Estado, conforme apresentado pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, João Leão, e pelo secretário Marcus Cavalcante, da Infraestrutura estadual, em reuniões com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, nos dias 15 e 20 deste mês. 

A obra atende a uma solicitação da prefeita e a um compromisso assumido pelo governador  Rui Costa, durante a Inauguração da Estação do Metrô e reiterada na inauguração da Estação de Transbordo, em Lauro de Freitas.  O banho de asfalto e serviços de revitalização na BA-099 correspondem ao trecho de 7,5 quilômetros no perímetro do município. Construída no final dos anos 60, a última intervenção do Estado na pista ocorreu em 2008.

Importante via de ligação entre a capital baiana e o Litoral Norte, a Estrada do Coco atravessa a cidade e recebe tráfego intenso. “Após os últimos diálogos com o vice-governador, ficou aprovado que a obra da Estrada do Coco será iniciada em breve”, ressalta a prefeita.

A recuperação e banho de asfalto da Estrada do Coco vai beneficiar a população de Lauro de Freitas e aproximadamente 40 mil condutores de veículos que trafegam na via emdias normais. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, César Sampaio, o recapeamento vai contemplar os dois sentidos da BA-099. “Com a recuperação nos dois lados da via teremos um total de 15 quilômetros de asfalto recuperados. Esse trecho compreende do marco zero na Estação Aeroporto até a ponte do Rio Joanes”, explicou.

Nas duas últimas reuniões com o vice-governador, realizadas nos dias 15 e 20, ainda foram tratadas questões como o recapeamento da Avenida Beira Rio, onde está em execução a obra de macrodrenagem do Rio Ipitanga, que também será executada pelo Estado, dentre outras. 

Manutenção
A Prefeitura de Lauro de Freitas vem fazendo Intervenções importantes na BA-099, enquanto aguarda as obras de recuperação total da malha viária, a exemplo dos serviços de tapa-buracos constantes em toda a sua extensão. No ano passado, no Km 3,5 da Estrada do Coco, nas proximidades do Shopping Passeo, uma alvenaria de pedra e talude (inclinação na superfície lateral do aterro), foram construídos pela gestão municipal para dar sustentação à pista e garantir a segurança de quem trafega pela via.

A revitalização do sistema semafórico também foi adicionada na BA-099 pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP). Em abril deste ano, foram instaladas duas novas sinaleiras no Km 6,5 nos dois sentidos da via. Os sinais de trânsito, localizados no Km 2 (em frente a Torre de Pizza) e Km 3,5 (em frente ao Parque Shopping Bahia) tiveram as placas de controle semafórico substituídas por outras mais modernas. E já está sendo iniciada a construção de 2 passarelas na referida via, uma delas próxima do Hospital Aeroporto e a outra próximo ao SAMU. ASCOM PMLF.

Comentários no Facebook