Estrangeiros de qualquer nacionalidade não poderão entrar no Brasil por 30 dias

Movimentação tranquila no Aeroporto Internacional de Brasília.

Estrangeiros de todas as nacionalidades estão proibidos temporariamente de chegarem ao Brasil pelos aeroportos, conforme portaria editada pelo governo federal nessa sexta-feira (27/3). A medida tem validade de 30 dias.

O fechamento da fronteira aérea foi feito a partir de recomendações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).  

A medida é válida apenas para estrangeiros. Portanto, não se encaixam na regra brasileiros que retornem ao do país, imigrantes que moram no Brasil, parentes diretos de brasileiros e estrangeiros que são membros de órgãos internacionais. A norma também libera a entrada de quem estiver em trânsito para outros países, desde que o passageiro fique somente na sala de trânsito dos aeroportos, além de tripulantes de empresas aéreas. 

A entrada de estrangeiros no país já havia sido restringida na semana passada, mas só se aplicava à China, países-membros da União Europeia, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Irlanda do Norte, Austrália, Japão, Malásia e Coreia do Sul. 

A nova portaria foi editada pelo ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, da Casa Civil, Braga Neto, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. 

Comentários no Facebook