Os estudantes que faziam um protesto por causa do fechamento do Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, desocuparam a escola na madrugada desta quarta-feira (22). Foram cerca de 10 horas de ocupação.
O grupo, com cerca de 30 pessoas, havia entrado no prédio na tarde desta terça-feira (21). Os estudantes ocuparam os corredores e entraram nas salas apenas pegar mesas e carteiras para bloquear o portão que separa a recepção do interior da escola.
A Polícia Militar foi chamada para evitar que mais alunos conseguissem entrar na escola. Por volta das 18h, a energia elétrica e o abastecimento de água foram cortados. Sem colchões e com pouca comida, eles chegaram a racionar alimentos e água potável.
Simpatizantes do movimento de ocupação conseguiram furar o bloqueio feito pela polícia e enviar mantimentos para dentro da escola.
Em dezembro, o Governo do Estado anunciou que vai fechar algumas escolas na Bahia. O Odorico Tavares está na lista. A Secretaria da Educação afirmou que a decisão foi tomada porque a demanda de estudantes na unidade são é suficiente para manter a estrutura.
Já alunos e professores argumentam que existe demanda, mas que a Secretaria tem adotado nos últimos anos uma política de esvaziamento da escola. Eles acusam o governo de intransigência e de agir movido pelo interesse imobiliário que a desocupação de um espaço no Corredor da Vitória pode gerar. Informações do Correio.