Estudantes nascidos em maio e junho recebem 1ª parcela do Pé-de-Meia

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O programa Pé-de-Meia 2025 inicia, nesta quarta-feira (2), o pagamento da primeira parcela do ano aos beneficiários nascidos em maio e junho. O benefício está vinculado à matrícula em 2025 em uma das séries do ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos oferecidos na rede pública.

Para receber o valor de R$ 200, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo programa.
Desde segunda-feira (31), os pagamentos estão sendo realizados de forma escalonada até 7 de abril, seguindo o mês de nascimento dos beneficiários:

·         – nascidos em janeiro e fevereiro recebem nesta segunda-feira (31);

·         – nascidos em março e abril recebem nesta terça-feira (1º);

·        –  nascidos em maio e junho recebem nesta quarta-feira (2);

·         – nascidos em julho e agosto recebem quinta-feira (3);

·         – nascidos em setembro e outubro recebem sexta-feira (4);

·         – nascidos em novembro e dezembro recebem em 7 de abril.

A parcela anual de R$ 200 pode ser sacada pelos estudantes sem necessidade de aguardar a formatura.

A Caixa Econômica Federal estima o pagamento de 3,9 milhões de parcelas neste mês, sendo 1,3 milhão destinadas a estudantes que ingressaram no primeiro ano do ensino médio em 2025. Além disso, serão realizados depósitos remanescentes de incentivos relativos ao ano de 2024, como os ligados à conclusão do ensino médio, participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e frequência às aulas.
Critérios do Programa Pé-de-Meia Os estudantes devem cumprir os requisitos do programa, como estar matriculados no ensino médio regular ou modalidade EJA e fazer parte de famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), atualizado.

Não é necessário realizar inscrição no programa; basta que o estudante possua CPF e esteja regularmente matriculado em uma escola pública de ensino médio em 2025.

Consultas

Estudantes da rede pública podem verificar sua elegibilidade e o status dos pagamentos por meio do aplicativo Jornada do Estudante, disponível gratuitamente para smartphones e tablets. O login é feito com CPF e a conta Gov.br. Informações sobre pagamentos também estão disponíveis no app Caixa Tem.

Depósitos

Os benefícios são pagos pelo MEC em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal. Estudantes já participantes desde 2024 recebem os valores nas contas anteriormente criadas, enquanto novos beneficiários têm contas abertas em 2025.
Menores de idade precisam da autorização do responsável legal para movimentar a conta. A autorização pode ser feita pelo app Caixa Tem ou presencialmente em uma agência bancária, com a apresentação da identidade do estudante.

Calendário

A Portaria nº 143/2025 regulamenta o calendário de pagamentos do programa. Além dos depósitos relativos ao incentivo-matrícula, estão previstos os pagamentos dos incentivos de frequência às aulas e participação no Enem, com cronograma definido pelo mês de nascimento.

Com informações da Agência Brasil