Etapa nacional dos JUBs 2019 foi lançado ontem, 17, em Salvador

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, voltando a ser sediada na Bahia após 51 anos. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e sua autarquia Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). 

Equipamentos esportivos – Em sua 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, Arena Aquática Salvador, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e uma importante inovação que é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas modalidades, além de equipamentos no município de Lauro de Freitas (Centro Pan-Americano de Judô e ginásio esportivo).  

Em seis dias de competição, serão realizados jogos em 14 modalidades esportivas: basquete 3×3, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos FIFA, League of Legends e do JUBs acadêmico.

Investimento no esporte – O secretário do Trabalho e do Esporte, Davidson Magalhães destacou que a escolha da Bahia como sede da etapa final dos JUBs não foi por acaso. Na sua opinião, essa conquista está diretamente relacionada a todo o investimento feito pelo Governo do estado na área do esporte nos últimos anos. “Importante destacar que a Bahia é o único estado brasileiro a ter hoje em funcionamento um Sistema de Esporte, com um Conselho Estadual em atividade regular. Na Bahia, existem políticas públicas de esporte, tanto para o de alto rendimento como para o de iniciação esportiva, sendo garantido, ainda, financiamento público para atletas e eventos, com os programas FazAtleta e o Bolsa Esporte”, lembrou o secretário.

Ele destacou, ainda, todo o investimento que o Governo tem feito na infraestrutura esportiva. “Neste momento, temos 12 pistas de atletismo sendo construídas no interior do estado, além da instalação de grama sintética em muitos estádios do interior. Também há uma determinação do governador Rui Costa para a recuperação das quadras de escolas. Estaduais na capital e no interior. 

Ao apresentar a organização que está sendo preparada para a etapa nacional, o diretor da Sudesb, Vicente Neto, afirmou que todo o esforço está sendo feito pelo Governo da Bahia e parceiros para colocar “esses jogos no patamar que eles merecem estar, fortalecendo e engrandecendo o desporto universitário na Bahia e no Brasil como um todo. Estamos trabalhando para que a edição deste ano represente a quebra de paradigma dos jogos em termos de qualidade, organização e participação”, disse Vicente.

Já o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, falou que a realização dos JUBs possibilita dar visibilidade ao esporte universitário, sendo também uma excelente oportunidade para a formação de novos atletas. “Importante ressaltar que 53% de medalhas conquistadas por brasileiros na Olimpíada Rio 2016 foram atletas que passaram por edições dos JUBs”, contou Cabral.

Participação feminina – Presente à cerimônia de lançamento, a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, observou a importância dos jogos universitários para o incentivo e participação das mulheres. Aproveitando do momento da Copa Mundial de Futebol feminino, a secretária homenageou a jogadora baiana Formiga, que integra a Seleção Brasileira e está na França disputando o mundial. “Temos muito que nos orgulhar da atleta Formiga, uma baiana, negra, que marca com talento sua presença na equipe brasileira”, destacou Julieta.

Etapa estadual – A etapa nacional dos JUBs é antecedida pelas seletivas estaduais – Jogos Universitários da Bahia. Realizada pela Federação Universitária da Bahia (Fube) e tendo o apoio do Governo do Estado, a etapa estadual acontecerá de 14 a 18 de agosto, com provas também disputadas em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas.

Neste ano, o Juba será realizado como evento teste da etapa nacional, servindo para avaliar e testar parte importante da operação e logística que serão implantadas para atender ao JUBs em outubro.

Marcaram presença na cerimônia presidentes de várias federações esportivas, os deputados Alice Portugal (federal), Raimundo Nonato Tavares (Bobô), a vereadora de Salvador, Aladilce de Souza, representantes da UFBA, FTC, Unirb, Faculdade Social da Bahia e a atleta universitária de futsal, Priscila Santos, que na cerimônia representou o conjunto de esportistas universitários.

Fonte: Ascom Sudesb

Comentários no Facebook