EUA enviam 2 milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil para tratar a Covid-19

(FILES) In this file photo taken on April 21, 2020 a Salvadoran Health Ministry worker shows a package of bottles of HydroxyChloroquine pills to be distributed in hospitals in San Salvador, amid the COVID-19 coronavirus outbreak. - US President Donald Trump on May 18, 2020 made the surprising revelation that he is taking hydroxychloroquine, an anti-malaria drug that has divided medical experts over its suitability for fighting the novel coronavirus. (Photo by Yuri CORTEZ / AFP)

Os Estados Unidos enviaram ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O fornecimento do medicamento foi anunciado pelos dois governos neste domingo (31) e ocorre poucos dias depois de a OMS (Organização Mundial de Saúde) suspender os testes da substância para pacientes com coronavírus por causa dos riscos e da falta de segurança sobre a eficácia do remédio.

A hidroxicloroquina é tradicionalmente usada no tratamento de pessoas com malária e doenças autoimunes.

O uso da hidroxicloroquina para tratar pacientes com Covid-19 é defendido tanto pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quanto por Donald Trump.

O mandatário norte-americano já declarou que faz uso do medicamento como medida preventiva para não se contaminar com o coronavírus.

Bolsonaro também disse ter uma “caixinha” do remédio guardada caso sua mãe de 93 anos precise.

No Brasil, o uso da hidroxicloroquina foi ampliado no dia 20 de maio para pacientes com sintomas leves do novo coronavírus. Até então, a orientação era de uso apenas por pessoas com sintomas graves e críticos e com monitoramento em hospitais.Segundo a Casa Branca, a hidroxicloroquina enviada ao Brasil será utilizada por enfermeiros, médicos e profissionais de saúde, além de pacientes infectados. Informações do Folhapress.