FBF realiza reunião virtual nesta segunda para discutir 2ª fase do campeonato baiano

Uma reunião virtual será realizada na próxima segunda-feira, 27, para discutir algumas propostas da Federação Bahiana de Futebol (FBF) para realização da segunda fase do campeonato baiano. De acordo com o vice presidente da FBF, Manfredo Lessa, em entrevista nesta quinta-feira, 23, para o ‘Isso é Bahia’, na rádio A TARDE FM, vão participar da reunião os representantes das quatro equipes que se classificarem para segunda fase.

A expectativa da Federação é que a primeira fase do campeonato baiano seja encerrado neste domingo, 26. Nesta quinta, às 16h, todas as partidas da oitava rodada da primeira fase serão encerradas.

Jacobina

O Jacobina acionou o Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA) om um mandado de garantia para suspender a retomada do Campeonato Baiano 2020. Contudo, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Bahia (TJDF-BA), Hélio Santos Menezes, indeferiu a liminar nesta terça-feira, 21.

No pedido de liminar, o Jacobina afirma que a retomada do Campeonato Baiano é uma afronta à pandemia de coronavírus e ue não há liberação para a realização de treinos ou jogos no município.

De acordo com o vice presidente da FBF, a Federação já apresentou a documentação necessária que prova as autorizações pelos órgãos publicos para retomada da competição profissional.

“Essa ideia foi proposta pelo representante do Jacobina que esteve presente na reunião virtual de conselho técnico, no dia 8 de julho, mas como se tratava de uma propsota que implicaria na alteração de regulamento, ela teria que ser aprovada por unanimidade de todos os clubes presentes e ela não foi. Dessa forma o rebaixamento fica mantido”, explica Lessa.

Cuidados nos jogos

Lessa também comenta, ainda em entrevista para o ‘Isso é Bahia’, que todos os cuidados estão sendo tomados para uma realização segura dos jogos.

Todos os jogadores e todos os participantes das partidas – aqueles que vão a campo e aqueles que vão para estádio – têm que se submeter a testes. Os resultados destes testes têm que ser apresentados 48 horas antes de cada partida.

Tem-se também o protocolo de higienização dos estádios, dos vestiários, uso de máscaras. Os repórteres não têm acesso ao campo de jogo, estão ficando nas arquibancadas. Os dirigentes dos campos também não têm acesso ao campo.

“É uma série de medidas que se tornaram indispensáveis para que este retorno das competições do futebol brasileiro possa ser permitido pelas autoridades públicas”, salienta.

Intermunicipal

Sobre os jogos do campeonato intermunicipal, o vice presidente da FBF alegou ainda não ter planejamento. Até o momento da Federação optou pro priorizar o campeonato baiano da série A, que já estava em curso antes da pandemia da Covid-19.

“Quanto ao intermunicipal, especificamente, está em discussão uma formatação com um número de menor de seleções, talvez, e começando entre outubro e novembro, que espera-se que esteja evoluído o controle da pandemia, para não deixar de realizar o campeonato intermunicipal”, finaliza. Informações do Portal A Tarde.

Comentários no Facebook