Febatri realiza prova de aquathlon em Mata de São João para testar protocolo contra Covid-19

A Federação Baiana de Triathlon (Febatri) vai realizar neste domingo (22), a partir das 8h, o Aquathlon Aruá, na Lagoa Aruá, em Praia do Forte, Mata de São João. Trata-se de uma prova presencial que servirá como teste para futuros eventos promovidos pela entidade. De acordo com o presidente Cleber Castro, foi feito um protocolo de segurança, para evitar o contágio da Covid-19, junto à União Internacional do Triathlon (ITU, na sigla em inglês).

“A gente fez um protocolo internacional, em conjunto com a ITU, que também fez junto com a OMS. Fizemos um protocolo a quatro mãos e a Bahia foi quem lançou esse primeiro protocolo de triathlon, que serviu de referência para outros estados”, disse em entrevista ao Bahia Notícias. “Vamos fazer esse evento em Mata de São João para poucas pessoas, no máximo entre 80 e 100 pessoas. É um número bem reduzido para testar o protocolo”, completou.

Ainda de acordo com Cleber Castro, foram feitas algumas mudanças em relação às provas, antes da pandemia do coronavírus. Ao invés de todos os competidores começarem juntos, a largada será em ondas de quatro em quatro atletas a cada 10 segundos. Todos terão de usar máscaras até cinco minutos antes do início da prova e logo depois que completarem o percurso. Haverá também um distanciamento social e ninguém poderá chegar junto. Além disso, não haverá a presença de público, como era de costume.

“Existe um controle dos atletas e de quem for a partir de 14 dias antes do evento. Saber de onde viajou, não pode ter histórico de viagem para lugar com foco da Covid-19, se teve contato com alguém ou teve algum sintoma. Só quem estiver realmente dentro dos conformes, vai poder fazer a prova. Por isso também escolhemos o lugar mais isolado”, afirmou.

A prova de aquathlon é formada por disputas de natação e corrida. No caso do evento deste domingo, os atletas primeiro vão correr 2,5km, em seguida nadarão 1km na Lagoa Aruá, dando duas voltas num percurso de 500m. E por fim, correrão novamente mais 2,5km. Informações do Bahia Notícias.

Fotos: Divulgação / Febatri

Comentários no Facebook