Filme de cineasta baiano será exibido em Tel Aviv

O majestoso Cinema Rio Branco, localizado na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, completa 92 anos em 2019. O espaço é tema do curta-documentário de Eudaldo Monção Jr, que será exibido em Israel na programação da Mostra Cinemas do Brasil, no Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv nos dias 20 e 27 de junho.

‘Cine Rio Branco’ é uma produção do Canal Futura e da Memorabilia Filmes, que conta a história de um dos mais antigos cinemas de rua do Brasil. O projeto de difusão tem apoio financeiro do Governo do Estado, através da através da 4ª Chamada do edital mobilidade artística e cultural do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv está ligado a Embaixada do Brasil e tem por objetivo a disseminação da língua portuguesa e da cultura brasileira em Israel.

A programação da Mostra Cinemas do Brasil homenageia os cinemas de rua do Brasil e propõe uma discussão sobre a atual situação destes espaços, que se encontram, em sua maioria, ou fechados, ou em condições precárias de funcionamento.

Circulando por diversos estados, a Mostra esteve no município de Nazaré, no Recôncavo baiano, homenageando o Cinema Rio Branco, que já recebeu artistas como Luiz Gonzaga, Waldick Soriano, Raul Seixas e Dalva de Oliveira. Construído em estilo art nouveau, o Cine Teatro passou períodos de crise entre os anos 1970 e 1990 e, após reforma, foi reaberto no ano 2000.´

O evento percorreu 42 cidades do Brasil, e os filmes da mostra estão sendo exibidos às quintas-feiras às 22h30, até o dia 13 de junho, na TVE Bahia e no portal Irdeb.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Cultura do Estado (Secult BA)

Comentários no Facebook