Fora da fase final do Baiano, Vitória corre risco de disputar pré-Copa do Nordeste

Foto: Pietro Carpi/ EC Vitória

Semifinalista da Copa do Nordeste 2021, o Vitória corre o risco de disputar a fase preliminar da próxima edição do regional. Tudo porque o time comandado por Rodrigo Chagas não conseguiu passar da primeira fase do Campeonato Baiano. É o terceiro ano consecutivo que o Rubro-Negro fica fora das semifinais do estadual.

As vagas para a Copa do Nordeste são distribuídas por meio da colocação dos clubes no Campeonato Baiano. O campeão estadual garante automaticamente a presença no regional. A segunda equipe qualificada é aquela com melhor posição no ranking da Confederação Brasileira de Futebol.

A terceira vaga, que dá acesso a fase preliminar da Copa do Nordeste, vai para o clube que dispute a Série A ou B do Campeonato Brasileiro e alcance a melhor colocação no Campeonato Baiano ou para o segundo melhor time do estado no ranking da CBF.

A situação é favorável ao Vitória, segundo baiano de melhor colocação no ranking da CBF e atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro. Bahia de Feira, Atlético de Alagoinhas e Juazeirense, que estão nas semifinais do estadual, disputam a Série D.

Assim, o Vitória estará na próxima edição da Copa do Nordeste. Resta saber se entrará diretamente na fase de grupos ou se precisará disputar a etapa preliminar.

Regulamento do Campeonato Baiano

  • Art. 11 – A Associação 1ª Colocada no CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL SÉRIE “A” – EDIÇÃO 2021 terá direito à primeira vaga na COPA DO NORDESTE – EDIÇÃO 2022 e à 1ª vaga na COPA DO BRASIL – EDIÇÃO 2022.
  • Art. 14 – Terá direito à 2ª vaga para disputar a COPA DO NORDESTE – EDIÇÃO 2022 o clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
  • Art. 15 – Terá direito à 3ª vaga, para disputar a PRÉ COPA DO NORDESTE – EDIÇÃO 2022, o clube que tiver a melhor colocação no CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL SÉRIE “A” – EDIÇÃO 2021, excluindo os clubes presentes na 1ª e 2ª vagas. Caso o clube da 1ª vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Campeonato Brasileiro, então a 3ª vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Para ter acesso direto à fase de grupos, o Vitória precisará torcer para que o Bahia conquiste o título baiano. Assim, o Tricolor ficaria com a primeira vaga para o regional e a segunda seria do Rubro-Negro, que tem melhor posição no ranking da CBF.

Caso um dos clubes do interior fique com o troféu estadual, o Bahia ficará com a segunda vaga na Copa do Nordeste, já que ocupa a 11ª posição no ranking da CBF, melhor posição entre as equipes baianas. Nessa possibilidade, o Vitória precisaria disputar o pré-regional.

O futuro do Rubro-Negro será definido nos próximos dias. No fim de semana, as quatro equipes classificadas iniciam a disputa das semifinais do Campeonato Baiano. Bahia e Bahia de Feira se enfrentam no sábado, às 19h30 (de Brasília), em Pituaçu. Atlético de Alagoinhas e Juazeirense fazem o jogo de ida da outra decisão no domingo, às 16h, no Carneirão. Informações do Globo Esporte Bahia.